Leia a nossa crítica do filme Megatubarão 2 (2023) - Ultraverso

Filme estreia no dia 03 de agosto. Foto: divulgação / Warner Bros. Pictures

Megatubarão 2 diverte, mas falta um pouco de ousadia ao novo filme de Jason Statham

Marcelo Fernandes

Chegando ao fim da temporada de blockbusters de Hollywood, alguns azarões aparecem para tentar abocanhar o que sobrou do hype de Barbie e Oppenheimer, vencedores do verão americano até o momento. Um desses filmes é Megatubarão 2, estrelado pelo brucutu Jason Statham. Obviamente, ninguém irá ao cinema ver a película esperando um roteiro brilhante, atuações inesquecíveis ou algo assim. O foco aqui é na galhofa e nas risadas despertadas pelo senso de humor macabro de algumas pessoas

Leia mais:

E essa galhofa é esquecida na primeira parte do filme, focado em uma fossa oceânica onde estariam outros espécimes pré-históricos. E nesse primeiro ato que o diretor Benjamin Wheatley comete a maior falha que um filme nesse estilo pode ter: levar-se a sério demais. A premissa absurda por si só não se sustenta mesmo dentro do contexto do filme. Esse início ainda é comprometido com a filmagem sob a água, o que atrapalha visualizar o que está acontecendo.

Já na parte final, em uma ilha de veraneio como visto no trailer, Wheatley abraça a farofa e enfia frases engraçadinhas e mortes estapafúrdias em quase todo o take. Se focasse apenas nesses aspectos, poderíamos ter um novo clássico trash, mas a quase obrigatória personagem mirim atrapalha um pouco a vontade de mostrar mais violência em razão da censura.

Leia a nossa crítica do filme Megatubarão 2 (2023) - Ultraverso

Filme falha ao levar-se a sério demais. Foto: divulgação / Warner Bros. Pictures

Mais do mesmo

Outro defeito do filme é a necessidade de um grupo de vilões. Com um tubarão gigantesco, esse desvio serve apenas para mais figurantes servirem de alimento ao gigantesco animal. Embora a inspiração (homenagem? plágio?) de quase todos os filmes mais pop de Spielberg apareçam em diversas tomadas, esse resquício de roteiro de The Lost World poderia ficar esquecido e muitas vezes atrapalha o ritmo.

O astro principal está à vontade e ao mesmo tempo no piloto automático: repetindo a mesma persona das franquias Carga Explosiva, Os mercenários e afins, Statham distribui pancadas em vilões. Entre os coadjuvantes, um dos sobreviventes do filme anterior, Ray Strachan, agrada como alívio cômico, enquanto o resto do elenco está apenas ok, até pelo estilo do filme.

Statham no piloto automático. Foto: divulgação / Warner Bros. Pictures

Conclusão

Contudo, Megatubarão 2 é um pouco acima do mediano, um filme razoável que entrou em cartaz numa época de competição mais que acirrada. Talvez com um pouco mais de ousadia pudesse se destacar um pouco mais, mas ainda assim é uma opção para quem quer fugir dos gigantes do momento ou seja fã de trash movies.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer do filme Megatubarão 2

Ficha Técnica do filme Megatubarão 2

Título original:  Meg 2: The Trench

Direção: Ben Wheatley

Roteiro: Jon Hoeber, Erich Hoeber, Dean Georgaris

Elenco: Jason Statham, Jing Wu, Cliff Curtis, Sienna Guillory

Onde assistir: Cinemas

Data de estreia: 03 de agosto de 2023

Duração: 116 minutos

País: EUA, China

Gênero: Ação, Aventura, Terror

Ano: 2023

Classificação: 14

Marcelo Fernandes

Jornalista, músico diletante, produtor cultural e fã de guitarras distorcidas e bandas obscuras.
0

Créditos Galáticos: