Clemens (Corey Hawkins) e Anna (Aisling Franciosi). Foto: divulgação/Universal Studios

Drácula: A Última Viagem do Deméter: uma versão animalesca e aterrorizante do vampiro mais famoso do mundo

Agenor Florentino

Em Drácula: A Última Viagem do Deméter, conta a história da lenda do vampiro Drácula que está sendo transportado pelo navio Deméter. Ninguém da tripulação tinha sequer noção de que essa viagem seria um passaporte ao terror. Quando eventos tenebrosos começam a acontecer a cada noite que passa, todos a bordo começam a duvidar de seus colegas e de sua própria sanidade. Terão eles agora que enfrentar seus mais íntimos medos se quiserem sobreviver a este impiedoso ser que vai fazer de tudo para chegar ao seu destino.

Leia mais:

O filme tem a direção de André Øvredal, e a trama se baseia em um único capítulo do livro clássico de Bram Stoker. Toda a estrutura do filme funciona quase que como um conto de terror fantasioso, e este é o ponto mais alto do filme. Por se tratar de um personagem mundialmente conhecido, o foco aqui está na tripulação humana que possui personagens muito bem desenvolvidos. Cada um deles tem uma importância para os acontecimentos que virão.

Logo de início é apresentado o sentido de urgência em se recrutar os marinheiros e o porquê cada um deles e também o capitão são pessoas que querem por algum motivo chegar no seu destino. Eles carregam uma caixa desconhecida e mal sabem que nela está repousando o temível conde Drácula. Alguns outros personagens servem de gancho para que se passe o sentido de urgência no que o símbolo nessa caixa representa, funcionando quase que como um totem de aviso de que algo maligno está ali.

Drácula: A Última Viagem de Deméter

Baseado em um único capítulo do romance clássico de Bram Stoker. Foto: divulgação/Universal Studios

Trama bem desenvolvida

A direção de arte é um show à parte, pois retrata muito bem uma época antiga, tanto nas vestimentas dos personagens, na criação de cenário, onde o próprio navio é tão importante que praticamente parece ter vida e sim fazer parte do grupo.

A ameaça do Drácula se desenvolve bem cadenciada, pois como ele é um vampiro e só pode sair à noite, temos pontos chave quando o terror irá acontecer. O diretor consegue criar um clima de tensão onde somente o espectador sabe o que vai acontecer. Como o vilão é sagaz e meticuloso, ele age de forma muito fugaz, mas sem deixar rastros. Isso faz com que os próprios marinheiros duvidem uns dos outros mediante aos acontecimentos.

Em meio ao alto mar, se cria também um sentimento de isolamento e falta de recursos para pedir ajuda. Somente aquele grupo de pessoas pode enfrentar essa ameaça, mas a questão é que nada nem ninguém estava preparado para isso.

Tudo que se remete ao roteiro é direto e reto, construindo as relações dos personagens e até a motivação do monstro. As cenas de terror utilizam muito bem de efeitos práticos e não titubeiam em mostrar sangue, tripas e vísceras, mas tudo a favor da narrativa. Nada é exagerado ou gratuito.

Drácula: A Última Viagem de Deméter

Wojchek (David Dastmalchian), Abrams (Chris Walley) e Clemens (Corey Hawkins). Foto: divulgação/Universal Studios

Conclusão

Todo o desenvolvimento da trama conduz para seu arco final, contando assim uma incrível história que a todo o momento lembra sim um conto. A trilha sonora utiliza elementos do barco para criar seu clima e os diálogos são muito bem escritos para que faça sentido no que se refere ao desfecho.

Claro que não é um filme perfeito, e por muitas vezes a estrutura de monstro que ataca e a tripulação indefesa, a lá filmes do Alien, fica repetitiva e com certa barriga desnecessária. Ali onde o filme poderia ser mais direto, ele faz rodeios e prolonga o filme para um pouco mais do que necessário. Mas mesmo esses aspectos não tiram a beleza e fazem jus ao seu personagem título. Com certeza agradando aos fãs de longa data, mas também aos que gostam de um bom filme de terror, vale muito a pena conferir.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer do filme Drácula: A Última Viagem de Deméter

Ficha Técnica do filme Drácula: A Última Viagem de Deméter

Título original: The Last Voyage of the Demeter

Diretor: André Øvredal

Roteiro: Bragi F. Schut, Zak Olkewicz, Bragi F. Schut

Elenco: Corey Hawkins, Aisling Franciosi, Liam Cunningham, David Dastmalchian, Chris Walley, Jon Jon Briones, Stefan Kapicic

Onde assistir: Cinemas

Data de estreia: 24 de agosto de 2023

Duração: 119 minutos

País: Estados Unidos da América, Reino Unido, Malta, Itália, Alemanha

Gênero: Terror

Ano: 2023

Classificação: 18 anos

Agenor Florentino

0

Créditos Galáticos: