Garbage e Yeah Yeah Yeahs se espremem numa escalação que não favorece as bandas
Marcelo Fernandes
É interessante notar que a diferença entre as estreias do Garbage e do Yeah Yeah Yeahs é de menos de uma década. Embora exista a semelhança entre duas vocalistas carismáticas liderando bandas de rock, o som com mais guitarras do grupo noventista e a abordagem mais dançante. A verdade é que os projetos de Karen O e Shirley Manson mereciam um público mais receptivo, do que receberam no The Town 2023. Dessa maneira, com a grande maioria esperando o Foo Fighters, os fãs das duas bandas que precederam, a assim chamada por muitos de “a maior banda de rock atual”, sentiram-se deslocados.
Leia mais:
- Demi Lovato conquista o público com energia e muito rock no The Town 2023
- Pitty faz show saudosista e moderno no The Town
- Bruno Mars encanta com show carismático e lotado de hits no The Town 2023
A escalação já começa errada, quando após o cancelamento do grupo de Queens of the Stone Age, a banda indie do início do século foi anunciada para substituir. No caso, uma mudança de ordem seria interessante, com o Garbage mais próximo dos FFs, tanto pelo período histórico quanto pelo som mais parecido.
Mesmo assim, a trupe liderada por Shirley Manson, que em suas fileiras conta com ninguém menos que Butch Vig, conhecido produtor de clássicos do rock, com mais identidade entre os muitos noventistas do público, entregou uma excelente performance. Com clássicos radiofônicos como “Stupid Girl”, “Push it” e “Only happy when it rains”, a vontade é de querer mais e sentir tristeza quando a vocalista comenta que “talvez não voltem mais ao país”.
A banda indie
Já os Yeah Yeah Yeahs mereciam algo mais intimista. A banda perde um pouco da sua força tocando para um público que em sua maior parte parecia desinteressado no que Karen O. tinha a oferecer: uma mistura de eletro, indie com um clima de boate. O show deles é sempre muito bom, e foi, mas como no Brasil não penetrou além dos ouvintes mais alternativos. Talvez a falta dessa interatividade com a plateia tenha sido o maior problema.
Porém, fica o registro de duas bandas marcantes lideradas por vocalistas femininas poderosas que fizeram o máximo, mas talvez em outra situação pudessem fazer um show histórico, talvez até novamente juntas e com a companhia luxuosa de Pitty – não custa sonhar.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Setlist do show do Garbage no The Town 2023
Supervixen
#1 Crush
The Men Who Rule the World
Run Baby Run
Wolves
Cities in Dust (Siouxsie and the Banshees cover)
I Think I’m Paranoid
Stupid Girl
No Gods No Masters
Godhead
Vow
Only Happy When It Rains
Push It
Setlist do show do Yeah Yeah Yeahs no The Town 2023
Spitting Off the Edge of the World
Cheated Hearts
Pin
Shame and Fortune
Burning
Wolf
Zero
Soft Shock
Lovebomb
Gold Lion
Maps
Heads Will Roll
Y Control
Date With the Night