Festival do Rio 2023 – Peréio, Eu Te Odeio fará você rir e conhecer a vida desse incrível ator
Bruno Oliveira
Peréio, Eu Te Odeio pode ser considerado dois documentários em um: o primeiro, lógico, fala sobre o apanhado da vida e da carreira do controverso ator Paulo César Peréio, uma figura única em formato de gente; o segundo é sobre a própria história e percalços do próprio documentário, que levou um pouco mais de 20 anos para ser concluído. Entre muitos depoimentos intercalando grandes momentos da vida de Peréio, temos uma obra para rir e emoldurar em algum lugar próximo a você.
Leia mais:
- Vidas Passadas é uma das grandes obras de cinema
- O Mensageiro mantém o alerta sobre as barbáries da Ditadura Militar no Brasil
- Dario Argento Pânico fará você sair do cinema e maratonar todos os filmes do diretor
Paulo César Peréio
Eu mesmo como pessoa, conhecia muito pouco sobre a carreira de Peréio, já cresci em uma época em que ele não estava tanto em voga, mas tudo o que sempre ouvi dele era que sempre foi uma pessoa difícil de trabalhar e que era uma pessoa muito difícil de se conviver. Esse registro serviu para entender melhor toda essa impressão que tinha do ator. A minha reação é que as coisas eram piores do que eu pensava. Poucas pessoas em vida já foram ou são tão malucas quanto ele. Isso virou motivo de espanto e risos após ouvir tantos relatos conflitantes sobre uma pessoa só.
Causos de Peréio
É impossível não rir quando o ator Stepan Nercessian conta uma história, daquelas cabulosas, e que certamente é uma das melhores relatadas aqui. Outra memorável foi quando o Túnel Rebouças, localizado no Rio de Janeiro, ficou fechado em pleno horário comercial por causa do próprio Peréio. Os detalhes você verá assistindo o documentário, mas garanto que o desenrolar é maravilhoso. Nem tudo é só comédia, temos também os momentos difíceis que o ator passou no decorrer dos anos, mas tudo é feito sempre com um tom mais brando e leve. Até quando falam mal do próprio, o teor humorístico se faz presente.
Mais de 20 anos para a conclusão do documentário
Em meio a todos esses depoimentos através de capítulos pontuais da vida do ator, acompanhamos o diretor e cartunista Allan Sieber em toda a sua saga para colocar esse filme no ponto para ser lançado. A ligação entre o diretor e o ator começou quando ele pediu, gentilmente, para Peréio dublar uma das animações que produzia. Após se conhecerem e entrarem em uma rara sintonia, Allan resolve que vai fazer um filme sobre Peréio. Ele ainda não sabia, mas muitas coisas iriam rolar até o lançamento definitivo.
A Maldição de Peréio
A título de curiosidade, o único trailer do filme disponível no YouTube é de 12 anos atrás. Isso mostra como a vontade de lançá-lo antes disso era real, mas só agora, em 2023, ele está vendo a luz no fim do túnel. É muito interessante conhecer todo esse caminho pedregoso que a produção teve que passar. Até quando tudo parecia estar ok, acontecia algo que adiava o lançamento. É engraçado, pois alguns pensavam até mesmo que o projeto era amaldiçoado. Falando sobre Peréio, nem parece ser tão exagerado assim esse pensamento.
Peréio, Eu Te Odeio é um ótimo documentário que vai fazer você rir e conhecer a vida desse incrível ator. Uma pessoa extremamente difícil, mas que fazia muito bem o seu trabalho. Um ótimo acervo de entrevistas com as pessoas certas, incluindo: filhos, ex-mulheres e pessoas com quem trabalhou. Vale destacar todo o esforço do diretor Allan Sieber que, mesmo com todos os problemas, conseguiu contornar e lançar o seu projeto. É por isso que todos odeiam o Peréio, e agora eu me incluo nesse grupo. Peréio, eu também te odeio!
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer do filme Peréio, Eu Te Odeio
Ficha Técnica do filme Peréio, Eu Te Odeio
Título original: Peréio, Eu Te Odeio
Direção: Allan Sieber
Roteiro: Allan Sieber, Tasso Dourado e Luiz Gomes
Elenco: Paulo César Peréio, Cissa Guimarães, Ruy Guerra, Hugo Carvana, Maitê Proença, Stepan Nercessian
Onde assistir: Festival do Rio
Data de estreia: sem previsão
Duração: 93 minutos
País: Brasil
Gênero: Biografia, Documentário
Ano: 2023
Classificação: 16 anos