Wonka é uma boa pedida para assistir com seus filhos
Demétrius Carvalho
Se você possui madeixas grisalhas, nem pense em querer comparar Wonka com A fantástica fábrica de chocolate de 1971. Ou até mesmo com a releitura de Tim Burton dos anos 2000. Até porque se trata de Willy Wonka saindo de sua adolescência e iniciando o sonho da sua fábrica de chocolate. O primeiro filme é baseado na obra de Roald Dahl, mas a nova versão não. O novo longa se trata deum possível início de vida de Willy Wonka.
Leia mais:
- Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante é sensível em todos os aspectos em que toca
- DogMan está longe de ser uma nova grande obra de Luc Besson, mas possui bons elementos
- Nefarious apresenta a guerra entre o bem e o mal de uma maneira que não vemos claramente
Timothée Chalamet desempenha o papel de Wonka, enquanto Hugh Grant representa os Oompa-Loompa, mas Rowan Atkinson no papel de um clérigo corrupto não passa despercebido. Para o bem ou para o mal, enxergamos ali Mr. Bean. Desconsiderando isso, se você tem filhos dos 12 anos para baixo, eles provavelmente vão adorar o filme (ou o musical como queira) que é super colorido e tratando de um assunto que quase toda criança gosta, que é chocolate.
Desafios do jovem Wonka
Um jovem Wonka tem em sua mente o sonho de viver criando chocolates do qual aprendeu com sua mãe e a tem vivamente em mente depois de ela deixar esse plano.
Maltrapilho, após encarar uma viagem de navio, chega enfim ao seu destino. Sem dinheiro, dormiria na rua mas o frio muito além do confortável e um golpista, encaminha ele para um hotel barato que ainda aceita o pagamento no dia posterior. Só assinar a documentação e tudo ok, mas tal qual a vida real, assinar sem ler as ‘linhas pequenas’ do contrato podem acarretar em problemas. No dia seguinte, ele começa como um vendedor ambulante vendendo seus chocolates com uma impressionante aceitação.
Poder
Outro detalhe que impressionou, são os três grandes vendedores de chocolate que querem acabar com essa nova concorrência que, além de apresentar um chocolate com sabor novo e cativante, o faz ainda com preços populares. Os três, juntos com poder e dinheiro, dão formas de acabar com a questão dentro ‘da lei’. De cara, ele não pode vender no local como um ambulante e tem todo o dinheiro do dia confiscado. O guarda libera aquilo que seria apenas a sua diária no hotel e ele percebe que foi enganado, junto com outros hóspedes no hotel que trabalham forçosamente para quem sabe um dia sem livres.
Inventivo, ele consegue, junto com os outros 5 que estão na mesma condição, uma forma de sair escondido e aos poucos começam a trabalhar juntos e juntos alugam uma espelunca que tratam de deixar com boa aparência, afinal de contas, de chocolate, Wonka parece imbatível e ele não sendo mais ambulante, não pode ser perseguido pelos três prósperos comerciantes de chocolate.
Conclusão
O que se tem daí para frente, são formas aparentemente legais de quem tem dinheiro e prestígio de eliminar a concorrência. Envolvendo inclusive a polícia e a igreja, mas como em contos voltados ao público infantil, reverte-se com amor, propósito e esperança
Uma boa pedida para assistir com seus filhos que provavelmente vão querer comer algum chocolate após a sessão.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer do filme Wonka
Ficha Técnica do filme Wonka
Título original: Wonka
Diretor: Paul King
Roteiro: Simon Farnaby, Paul King, Roald Dahl
Elenco: Timothée Chalamet, Hugh Grant, Calah Lane, Keegan-Michael Key, Paterson Joseph, Matt Lucas, Mathew Baynton, Sally Hawkins, Rowan Atkinson, Jim Carter, Olivia Colman
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 07 de dezembro de 2023
Duração: 116 minutos
País: Estados Unidos da América, Reino Unido e Canadá
Gênero: Aventura, Comédia, Família
Ano: 2023
Classificação: 10 Anos