Leia a crítica do filme União Instável, da Netflix - Ultraverso

Disponível no catálogo da Netflix - Foto: Divulgação

União Instável poderia ser uma boa comédia romântica, mas deixa a desejar

Bruno Oliveira

É muito fato que muitas comédias românticas nacionais evoluíram de um tempo pra cá. Percebe-se uma qualidade maior em suas obras e muito disso é ‘culpa’ da Netflix. A tentativa de ser diversificada e de ter um final mais maduro é louvável, mas ainda falta um esmero maior para termos algo realmente bom. União Instável reflete muito essa nova fase do gênero e consegue nos entregar coisas bem modernas e também coisas bem sem sentido. A busca pela perfeição é difícil, mas acredito que esteja no caminho certo.

Leia mais:

Alex (Dan Ferreira) e Eva (Dandara Mariana) se amam e estão prestes a se casar. Moram em São Paulo, mas resolveram realizar a cerimônia de matrimônio no lugar onde se conheceram, Salvador, Bahia. Assim começa uma peregrinação dos noivos, das famílias e amigos para o derradeiro local do casamento. O que parecia certo e muito bem planejado, logo sai dos trilhos quando Alex resolve mentir para Eva e desvirtuar o plano inicialmente concedido pelo casal.

Leia a crítica do filme União Instável, da Netflix - Ultraverso

Disponível no catálogo da Netflix – Foto: Divulgação

Road trip desperdiçado com alguns bons momentos

A ideia do longa é muito boa. Ele dá margens para diversas piadas na melhor energia “road trip”, mas ele desperdiça demais esse potencial. Tirando alguns momentos realmente bons, a maioria das situações são sem graça e que não conseguem levar nada a lugar nenhum. A divisão em 3 núcleos e muitos personagens pode ser um dos fatores prejudiciais para o todo. Por exemplo, o núcleo da família de Alex junto com o pai de Eva não leva ninguém a lugar nenhum. Ninguém ali evolui e o que sobra são apenas pequenas piadas bem pontuais que poderiam muito bem serem cortadas no final do longa. A duração curta de apenas 79 minutos não dá margens para esse corte também.

O núcleo de Eva, embora também desnecessário, ainda consegue evoluir a personagem para algo a mais. Com ela rola algo mais pesado que julgaria até exagerado para uma trama de comédia. Tudo bem, no geral ainda dá para aceitar. Alex é que tem a jornada melhor apresentada, apesar de ser colocado em muitas situações forçadamente. O cara vive com a mulher há anos e resolve mentir pra ela na véspera do casamento por algo completamente importante para a sua vida. Uma conversa de duas linhas teria resolvido todo o problema, mas ok, aí não teríamos filme também.

O núcleo de Alex ainda que não seja perfeito nos dá ótimos momentos e muito disso graças ao comediante Estevam Nabote (Porta dos Fundos) que é naturalmente engraçado e consegue levar tudo como um ótimo coadjuvante que só faz besteira. Aproveito para criticar o roteiro que não conseguiu aproveitar a presença de Yuri Maçal no elenco. Ele não faz praticamente nada e nos deixa com aquela sensação que se tivessem tacado a bola pra ele, teria aproveitado muito.

Conclusão

União Instável é no máximo bom, mas a verdade é que deixou muito a desejar. O público vai conseguir se divertir, mas a impressão de que está faltando algo deve bater. Ainda em tempo, vale destacar o seu final. Ele não prioriza o amor pelo amor, ele prioriza o sonho de cada um. Se tudo tiver que dar certo, vai dar. Essa é uma boa lição que muitos não conseguem compreender. O final clássico de uma comédia romântica é um pouco desvirtuada. Para mim, para melhor.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer do filme União Instável

Ficha Técnica do filme União Instável

Título original: União Instável

Direção: Silvio Guindane

Roteiro: Renato Fagundes e Belise Mofeoli

Elenco: Dan Ferreira, Dandara Mariana, Raissa Chaddad, Tatiana Tibúrcio, Segio Loroza, Negra Li, Setpan Nercessian, Cristina Pereira, Yuri Marçal, Luellem de Castro, Lellê, Estevam Nabote, Evaldo Macarrão, Vilma Melo, Gabriela Dias

Onde assistir: Netflix

Data de estreia: 24 de novembro de 2023

Duração: 79 minutos

País: Brasil

Gênero: Comédia, Romance

Ano: 2023

Classificação: ´14 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: