What If...? - Crítica da segunda temporada da série - Disney Plus

A segunda temporada está disponível no Disney Plus - Foto: Divulgação / Disney+

What If…? – Segunda temporada termina sem consequências, mas com melhores justificativas

Pedro Marco

A Fase 5 do Universo Cinematográfico da Marvel avança nos seus tropeços, e dentre as produções planejadas finalmente chegou a hora da segunda chance da série What If…?

Leia mais:

A série animada original da Disney+ que promete explorar as possibilidades do multiverso, chega em seu segundo ano com uma nova gama de episódios, uma nova proposta, e uma séria dúvida: Após o final da segunda temporada de Loki, não deveria estar tudo um pouco diferente?

What If...? - Crítica da segunda temporada da série - Disney Plus

A segunda temporada está disponível no Disney Plus – Foto: Divulgação / Disney+

Episódios

Bem, deixando estas conexões de lado, a temporada estreou no final de 2023 com a promessa de um episódio por dia, entre os dias 22 e 30 de dezembro. De início, tivemos “E se Nebulosa se juntasse à Tropa Nova?”, com um saudoso aceno para os Guardiões da Galáxia de quem nos despedimos no mesmo ano. Na sequência, outra possibilidade morna com “E se Peter Quill atacasse os heróis mais poderosos da terra?”, apresentando um dos elencos de vozes mais estrelados da série (Michael Douglas, Kurt Russell e Laurence Fishburne).

Avançamos por novos acenos para a passada Fase 1 com “E se Happy Hogan salvasse o Natal?”, que saiu no dia 24 de dezembro e mostrou como realmente é incrível desperdiçar tantas possibilidades da editora em uma história que não consegue decidir qual o seu público; e na sequência, “E se o Homem de Ferro enfrentasse o Grão-Mestre”, fazendo uma dobradinha com o Tony Stark (sobre a voz de Mick Wingert).

Mais do mesmo

Até então, parecia estarmos assistindo aos episódios perdidos da fraca primeira temporada da animação, com novas tramas sem muita inspiração, ousadia e consequências. Mas surpreendentemente isso mudou um pouco na segunda metade.

Com “E se a Capitã Carter lutasse contra a Hydra”, temos uma surpresa positiva para esta nova versão de Capitão América: Soldado Invernal, superando bastante o que foi feito com o primeiro filme de Steve Rogers no ano anterior. Trazendo uma interessante dupla de Carter com Natasha Romanoff, um episódio de espionagem divertido contou ainda com um final bastante instigante.

Na sequência, o tesouro da temporada. Se antes tivemos o emblemático episódio do Dr. Estranho, aqui a Disney mostrou estar quase entendendo o verdadeiro potencial dessa série e ousa em nos trazer uma história inédita, bonita e surpreendente se passando na América pré-colonial. Será que teremos algum aceno disso nos cinemas?

Com uma breve queda em “E se Hela encontrasse os 10 anéis”, que falhamente tenta mesclar os tons díspares de Thor Ragnarok e Shang-Chi, tivemos o aguardado “E se os Vingadores se reunissem em 1602?”, fazendo alusão à famosa minissérie escrita por Neil Gaiman.

Tanto neste episódio quanto em alguns anteriores, vemos uma temporada ainda mais preocupada em contar uma história macro acima das possibilidades isoladas. O Dr. Estranho Supremo segue como uma sombra durante as aventuras, novamente capturando os heróis para uma rima narrativa com o final do primeiro ano.

Conclusão

Com um final similar, a série novamente retorna a um ponto comum, sem consequências, mas com melhores justificativas. A junção dos heróis que realmente funcionaram nestes dois anos tem uma boa química, mas se perdem nas filosofias e principalmente na construção de algo maior.

Mais uma vez, rumores sobre episódios que foram descartados por medo do estúdio, mostram que What If ainda tende a permanecer da mesma forma que o seu Vigia: sem a permissão de intervir em nada.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer da segunda temporada da série What If…?

Ficha Técnica da segunda temporada da série What If…?

Título original: What If…?

Criação: Evan Goldberg, Eric Kripke, Craig Rosenberg

Roteiro: Craig Rosenberg, Evan Goldberg, Eric Kripke, Zak Schwartz, Brant Englestein, Erica Rosbe, Jessica Chou, Lex Edness, Lauren Greer, Chelsea Grate, Brant Englestein

Elenco: Jeffrey Wright, Karen Gillan, Jude Law, Michael Rooker, Seth Green, Taika Waititi, Peter Serafinowicz, Michael Douglas, Hayley Atwell, John Slattery, Kurt Russell, Chris Hemsworth, Laurence Fishburne, Sebastian Stan, Atandwa Kani, Madeleine McGraw, Gene Farber, Jon Favreau, Kat Dennings, Cobie Smulders, Sam Rockwell, Mark Ruffalo, Jeremy Renner, Jeff Goldblum, Tessa Thompson, Rachel House, Josh Brolin, Samuel L. Jackson, Frank Grillo,  Rachel Weisz, Elizabeth Olsen, Benedict Cumberbatch, Clancy Brown, Cate Blanchett, Idris Elba, Tom Hiddleston, Paul Rudd, Stanley Tucci

Onde assistir: Disney Plus

Data de estreia: 22 de dezembro de 2023

Temporada: 2

Episódios: 9

País: Estados Unidos da América

Gênero: Animação, Ação, Aventura, Ficção científica

Ano: 2023

Classificação: 14 anos

Pedro Marco

Pedro Px é a prova de que ser loiro do olho azul e com cabelos e barbas longas, não te garantem ser parecido com o Thor. Solteiro, brasiliense e cozinheiro, se destaca como autor de 7 livros, host do Pipocast, membro da Academia de Letras de sua cidade, fundador de Atlética universitária, padrinho da Helena, e nos tempos livres faz 40h semanais como engenheiro civil. Escreve sobre cinema desde que tudo aqui era mato, sendo Titanic seu filme favorito
0

Créditos Galáticos: