Madame Teia é um completo desserviço para a marvel e para o cinema
Felipe Zardo
Pense apenas que você tem em mãos um dos maiores grupos de propriedade intelectual da indústria e, ainda assim, decide utilizar isso em produções questionáveis e sem qualquer compromisso com o mínimo de qualidade. Venom, Morbius e Madame Teia caem na armadilha de representar o núcleo do Homem-Aranha mas sem qualquer relação mínima com o herói e sabe-se lá o motivo. Antes, inclusive, fosse esse o maior problema.
Leia mais:
- Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é espetacular
- Venom 2: Tempo de Carnificina é uma grande decepção
- Morbius decepciona com roteiro e personagens superficiais
Madame Teia chega com uma premissa diferente de afastar o protagonismo masculino do cinema de super-heróis na tentativa de emplacar novos personagens para o público geral, visto que as heroínas do filme não são assim tão populares fora da bolha de assíduos em HQs. Mas o filme não consegue fazer isso visto que desperdiça qualquer chance de tornar tudo no mínimo “gostável”.
No filme, Dakota Johnson assume o papel de Cassandra Webb, filha de uma pesquisadora de aranhas que foi assassinada em uma de suas expedições. Crescendo órfã, Cassie descobre seus novos poderes quando adulta e se vê na missão de defender três estranhas adolescentes de um homem mascarado que as quer mortas. Premissa bacana, certo? Sim, mas não utilizada de forma que o espectador se veja entrelaçado no enredo ou sequer empolgado e, sim, cansado, frustrado.
Sofrido
O longa traz muitas decisões bobas de conveniência para a narrativa caminhar e é certo que boa parte dos filmes façam a mesma coisa, mas Madame Teia estica a corda da boa vontade e suspeição da descrença, o que nos leva a pensar que ou o filme em si é ingênuo ou o espectador está sendo feito de bobo. Os diálogos são desconexos ou bregas, nenhum dos atores parece confortável em seus papéis – especialmente Dakota – e você precisa segurar essa trama por quase duas horas.
No fim de tudo o único questionamento que se faz quando os créditos sobem é: pra quê? E o alívio que vem é o de saber que não existe um pós-créditos que estenda ainda mais o sofrimento.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer do filme Madame Teia
Ficha Técnica do filme Madame Teia
Título original: Madame Web
Direção: S.J. Clarkson
Roteiro: Matt Sazama, Burk Sharpless, Claire Parker, S.J. Clarkson
Elenco: Dakota Johnson, Sydney Sweeney, Celeste O’Connor, Isabela Merced, Tahar Rahim, Mike Epps, Emma Roberts, Adam Scott
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 15 de fevereiro de 2024
Duração: 127 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: Ação, Aventura, Ficção científica, Suspense
Ano: 2024
Classificação: 14 anos