Imaculada é apenas mais um terror com freiras
Bruno Oliveira
Imaculada é mais um terror com freiras. Terror não, encare como um suspense com pitadas de gore. Hollywood realmente descobriu esse subgênero e continua apostando nele. Da maneira correta, freiras podem ser assustadoras. Esse é um projeto quase particular da atriz Sydney Sweeney (Euphoria). Ela fez teste para esse filme com 17 anos, em 2014, mas o projeto não vingou. Alguns anos se passaram, ela assumiu o papel de produtora, adquiriu o roteiro, contratou um novo roteirista e um novo diretor, encontrou alguns financiadores e vendeu o projeto para a Neon. O resultado estamos vendo agora.
Sinopse do filme Imaculada
Cecilia (Sydney Sweeney) é uma noviça norte-americana que foi escolhida a dedo para se tornar freira em um convento isolado na região rural italiana. Chegando lá, vira alvo de uma gravidez misteriosa em que padres e freiras acreditam ser um milagre e que esteja carregando Jesus reencarnado. Nesse meio tempo, Cecilia começa a ser atormentada por forças perversas, enquanto confronta segredos sombrios e horrores do convento. Essa gravidez seria uma dádiva ou uma maldição?
Sem novidades
A ideia desse filme é muito boa, mas tive a sensação de que estreou em uma hora errada. Se ele realmente tivesse sido lançado há 10 anos, poderia até ser marcante. A grande quantidade de filmes de freiras que temos por aí ofuscam muito o desenrolar desse enredo. Segredos milenares da igreja, uma seita que age na escuridão do convento, sustos delineados, freira se suicidando caindo de cima de um prédio. Tudo isso que falei, poderia ser o enredo de A Primeira Profecia lançado há poucos meses. Imaculada não é ruim, mas traz poucos elementos novos que nos fazem embarcar nessa história.
Boa ideia, explorada de forma mínima
A ideia central continua sendo boa. Imagine uma freira nos dias atuais engravidando do nada. Seria um fato de escala mundial que seria comentado nos meios jornalísticos. Cientistas iriam querer saber sobre isso. Teria o lado dos que acreditam e dos que não acreditam. Uns diriam que sera Jesus, outros diriam que era o diabo. Infelizmente, ele é menor quanto a isso e tem um porquê. Não é simplesmente escondido à toa. Todo esse suspense e mistério são levados até o final, que aí sim é quando o filme se mostra para o que veio.
O final vale a pena
Seus primeiros dois atos são sobre desenvolvimento, mistério, explicações, quem é Cecília, como o convento funciona e outros elementos. O bicho pega mesmo no clímax do terceiro e último ato. Esse é o momento em que tudo o que foi arrastado na trama vale a pena. Cecília invoca a sua vendeta e vemos sua busca pessoal, grávida de 9 meses com a bolsa estourando e fazendo tudo o que tem que fazer. Preciso rapidamente falar da cena final, que sim, vai ficar marcada na minha mente por bastante tempo. Essa é a cena em que Sydney mostra a que veio e nos dá terror e agonia ao mesmo tempo. Um close em seu rosto extrai tudo da atriz e nos dá um final arrebatador.
Conclusão
O final é bom, vai marcar muita gente, mas é só isso que realmente posso falar bem. Imaculada não é ruim, mas traz poucas novidades para os amantes do estilo. A sensação de que já vimos isso antes pode crescer conforme a projeção vai correndo. O terror se torna psicológico, caímos no suspense mundano e um gore inesperado. Algumas cenas são feitas exclusivamente para chocar, mas medo, medo mesmo, ele não causa. Sydney está bem ok durante todo o filme, mas posso dizer que ela faz valer nessa cena final. Interpretação ímpar. Todo o roteiro paira em torno dessa única cena.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie o Ultraverso comprando pelo nosso link.
Onde assistir o filme Imaculada
O filme está disponível para assistir com assinatura no NOW ou alugando online no Apple TV Plus e Amazon Video.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Você precisa ver isso:
- A Estrela Cadente deve agradar apenas os fãs da dupla de diretores
- O Dublê nos presenteia com ótima obra de comédia, romance e ação
- Invencível: segunda temporada mantém o bom nível de história e violência
Imaculada – Trailer
Elenco do filme Imaculada
Sydney Sweeney
Álvaro Morte
Simona Tabasco
Benedetta Porcaroli
Giorgio Colangeli
Dora Romano
Giulia Heathfield Di Renzi
Giampeiro Judica
Betty Pedrazzi
Giuseppe Lo Piccolo
Ficha Técnica – Imaculada
Título original: Immaculate
Direção: Michael Mohan
Roteiro: Andrew Lobel
Data de estreia: 30 de maio de 2024
Duração: 89 minutos
País: Estados Unidos da América, Itália
Gênero: Suspense, Terror
Ano: 2024
Classificação: 18 anos