Madelyne Pryor: veja quem é a personagem da Marvel - Ultraverso

Foto: Reprodução Internet

Quem é Madelyne Pryor? Guia de leitura da personagem da Marvel

Pedro Marco

Se você acompanhou a maravilhosa temporada de X-Men 97, no Disney Plus, é possível que tenha ficado bastante interessado em se aprofundar em Madelyne Pryor, a Rainha dos Duendes. O clone de Jean Grey surgiu nos quadrinhos mutantes durante a febre da clonagem na cultura pop (com Con-El, Supergirl e Aranha Escarlate, por exemplo), e logo ganhou o coração dos leitores que choravam pela morte da nossa querida Garota Marvel.

Uncanny X-Men

Bem, tudo começa então na edição 168 da revista Uncanny X-Men (edição que abre a atual Saga dos X-Men publicada pela panini no Brasil). Na história, o viúvo Scott Summers encontra uma piloto de avião no Alaska que se parece – até demais, com a falecida Jean Grey, e começa a investigar o seu passado. Dali para frente, a misteriosa ruiva irá conhecer os X-Men, sofrer pesadelos, provações, e logo na edição 175, se casará com Ciclope.

Assim, os pombinhos saem em lua de mel, e tanto na minissérie X-Men/Alpha Flight (1985), quanto na Annual #9 de Uncanny X-Men, temos a revelação de que Maddie está grávida! E o querido bebê Nathan Summers não poderia vir em momento mais épico do que a edição 200 da revista. A família feliz, então, aparece na edição de estreia da revista X-Factor, retratando sua nova vida no Alasca, onde tudo ficaria bem, certo? Claro que não, estamos falando de X-Men.

A contragosto dos planos originais de Chris Claremount, a Marvel trouxe Jean Grey de volta a vida, o que esfriou ainda mais o comportamento estranho que Scott vinha tendo com sua esposa. Entre as edições 201 e 227, vemos este relacionamento ruir aos poucos, com Madelyne recebendo um acolhimento dos X-Men, mas um crescente abandono do pai de seu filho.

X-Men: Inferno

Com tudo isso a rondando como um barril de pólvora, atingimos o ápice da personagem na saga INFERNO (publicada pela panini em 4 encadernados). Finalmente os segredos são revelados. Maddie é de fato um clone (criada pelo Senhor Sinistro) que está irada por ver Jean Grey roubar de si toda sua vida. Com ajuda do demônio N’astirh, ela se torna a Rainha dos Duendes, e beija seu cunhado Havok (Alex Summers).

Com uma grande e épica batalha que reverberou por várias revistas da editora (até o Homem-Aranha entrou na jogada), Madelyne Pryor acaba morrendo na edição 243 de Uncanny X-Men, após uma espetacular batalha psíquica.

Espera, eu disse morrendo? Na Marvel? É claro que ela voltaria!

Você precisa ver isso:

Madelyne Fantasma

Aqui começa a controversa era da “Madelyne Fantasma“, onde a mutante surge como um espírito das sombras que tenta descobrir quem e o quê ela é (de novo!). As aparições acontecem principalmente na revista “X-Man”, do Cable, a partir do volume 15, onde vemos Madelyne formar uma perigosa aliança com Sebastian Shawn. Curiosamente, ela e seu filho só se encontram na edição 44 da revista, com Nathan renegando a própria mãe.

A era da Madelyne Fantasma segue até X-Man 76.

Nas revistas principais, temos o querido clone retornando em Uncanny X-Men 495, já na fase escrita por Ed Brubaker em 2008. Ainda como fantasma, ela se torna a Rainha Vermelha do Clube do Inferno, e tenta possuir o corpo de Jean Grey (edições 495 a 511). Em carne e osso, Maddie só retornaria na revista X-Men de 2013, entre as edições 7 e 13.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie o Ultraverso comprando pelo nosso link.

Madelyne Pryor: fase atual na Marvel

E por onde anda a senhorita Pryor hoje em dia?

Dentre várias questões levantadas por Jonathan Hickman na fase Krakoa dos X-Men, uma foi sobre o quão individuais são os clones mutantes criados pelo Senhor Sinistro. E assim surge a revista Infernais, encabeçada por Zeb Wells, onde Madelyne ressurge como a Rainha dos Duendes, comandando o laboratório que a criou anos antes.

Paralelo ao retorno da personagem na animação, suas aparições vem se tornando cada vez mais constantes nos quadrinhos, podendo ser vista na nova revista dos Novos Mutantes, nos X-Men Sombrios e no evento Dark Web.

Será que um dia veremos Madelyne Prior nos cinemas? Isso, só o tempo (e Kevin Feige) dirá.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Pedro Marco

Pedro Px é a prova de que ser loiro do olho azul e com cabelos e barbas longas, não te garantem ser parecido com o Thor. Solteiro, brasiliense e cozinheiro, se destaca como autor de 7 livros, host do Pipocast, membro da Academia de Letras de sua cidade, fundador de Atlética universitária, padrinho da Helena, e nos tempos livres faz 40h semanais como engenheiro civil. Escreve sobre cinema desde que tudo aqui era mato, sendo Titanic seu filme favorito
NAN