‘Concord’ é um dos maiores fiascos da Sony na era PlayStation
Felipe de Andrade
Recentemente a Sony tentou emplacar mais um jogo como serviço, como fez com o Helldivers 2 no começo do ano. Ele foi um sucesso instantâneo em todo o mundo, e chegou a quebrar alguns recordes em seu lançamento. Já a investida mais recente não conseguiu o mesmo brilho.
A bola da vez é Concord, um hero shooter que estava em desenvolvimento há oito anos (!!!). Desde a época em que o estilo era novidade e reunia milhares de jogadores em partidas PvP de Overwatch.
A confiança no sucesso de Concord era tanta que a Sony adquiriu a sua equipe desenvolvedora, o Firewalk Studio, bem antes do lançamento. Isso fez com que o jogo se tornasse exclusivo nos consoles com o PlayStation 5, além de garantir lançamento simultâneo para PC.
O lançamento
Então, finalmente a data marcada para o jogo ver a luz do dia chegou, e em 23 de agosto de 2024 Concord chegou ao mercado. Porém, ele se tornou, possivelmente, o maior fiasco da história da família PlayStation. O título não conseguiu chamar a atenção de jogadores o suficiente para se manter vivo. Ele angariou picos de menos de apenas 700 pessoas em todo o mundo conectadas simultaneamente em seu desastroso lançamento.
Com um número de vendas em torno de 25 mil cópias no planeta, sendo 10 mil para PC e 15 mil unidades no PS5, a Sony tomou uma medida drástica. Ela realizou um “recall” para o seu produto, garantindo o reembolso compulsório para todos que compraram uma cópia do jogo. Além disso, ainda, anunciou que fecharia os servidores às pressas, meio que cancelando o lançamento. Até mesmo as lojas físicas tiveram todas os discos disponíveis do jogo recolhidas.
Mensagem
Mediante essa ação, a gigante japonesa divulgou a seguinte mensagem no PlayStation blog:
“Embora muitas qualidades da experiência tenham feito sentido para os jogadores, reconhecemos também que outros aspectos do jogo e o lançamento inicial não aconteceram como gostaríamos. Portanto, por enquanto, nós decidimos tirar o jogo do ar a partir de 6 de setembro de 2024 e explorar nossas opções, incluindo aquelas que vão alcançar melhor nossos jogadores.
Enquanto decidimos qual vai ser o melhor caminho, as vendas do Concord vão parar imediatamente e vamos começar a oferecer um reembolso integral para todos os jogadores que adquiriram o jogo para PS5 ou PC”.
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Motivos do fiasco
Fica complicado bater o martelo sobre a principal causa do fracasso absurdo desse lançamento de Concord. Mas posso citar alguns pontos que certamente contribuíram para tal:
- Excesso de títulos do gênero shooters como serviço. O já citado Helldivers 2 se destacou pelas novidades em relação ao primeiro jogo da franquia. Além de uma ótima jogabilidade e do climão galhofa remetendo aos filmes de Tropas Estelares. Outros títulos recentes também não tiveram tanta sorte. Como por exemplo o Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça, da Rocksteady, que mesmo sendo baseado em uma franquia milionária e vindo de um estúdio que fez seu nome com os jogos do Batman, ficou muito aquém da expectativa gerando altos prejuízos para a Warner Games.
- O valor de 39,99 dólares (vendido a 199 reais aqui no Brasil), afastou a maioria dos jogadores que jogam em shooters online gratuitos e de qualidade bem superior a Concord, como Fortnite, Apex Legends, Destiny 2 e Call of Duty Warzone.
- A falta de novidades que fosse um diferencial e chamasse a atenção para o título. Isso motivouos jogadores a migrar de outro jogo e passassem para o Concord. Ao invés disso, o título se mostrou como apenas “mais um na multidão”, sendo fadado ao esquecimento.
- Black Myth Wukong. Ao contrário de Concord, que não gerou praticamente nenhum hype durante sua produção, o Rei Macaco chegou ao mercado no começo da mesma semana e bateu diversos recordes, chegando a ter 10 milhões de cópias vendidas em apenas três dias. Essa coincidência com a data de lançamento do jogo da Sony acabou ofuscando brutalmente as esperanças de venda do seu jogo de tiro.
Conclusão
Concord era um jogo que possuia sim suas qualidades. Seus gráficos eram muito bons, com ótimas animações faciais e corporais. Além disso, bons efeitos de iluminação, boa variedade de personagens com seus estilos de combate, armas e poderes exclusivos. Seus mapas e cenários eram bem competentes, e tinha diálogos bem humorados que garantiam clima leve as disputas.
Infelizmente uma série de escolhas ruins, como marketing quase inexistente e ser lançado quase no mesmo dia que outro título super esperado desde o seu anúncio, pode ter contribuído para que Concord tivesse uma vida muito curta e entrasse para a história dos games como um dos maiores fiascos da Sony e dos videogames como um todo.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.