Festival do Rio: ‘Stopmotion’ é uma pérola que só aparece em festivais

Bruno Oliveira

O Festival do Rio, além de passar filmes premiados e renomados do mundo inteiro, também nos traz pérolas escondidas que dificilmente estreariam por aqui. Stopmotion é um desses nomes. Estava na minha lista desde que venceu o Fantastic Fest 2023 com o prêmio de Melhor Direção para Robert Morgan. Desde então ainda está sem data para estreia oficial por aqui. Por já possuir uma legenda oficial, essa possibilidade ainda existe. Para os fãs do gênero de terror, posso dizer que essa é uma boa obra que é minimamente inventiva.

Sinopse

A animadora de stopmotion Ella Blake (Aisling Franciosi) enfrenta dificuldades para controlar seus demônios depois que sua mãe autoritária sofre um derrame e entra em coma. Ella nunca pôde expressar suas ideias para a mãe, considerada uma lenda na arte do stopmotion. Sozinha, ela decide começar um filme de fantoches enquanto luta por sua sanidade. Conforme sua mente começa a se fragmentar, os personagens do projeto ganham vida e sua própria imaginação parece destruí-la.

Stop Motion

Stop Motion, para quem não sabe, é uma técnica de animação que consiste em animar objetos inanimados quadro a quadro. Move milímetros e tira uma foto que são consideradas frames. Ao colocá-la em sequência a sensação de animação existe. Como exemplos de filmes famosos no estilo temos: O Estranho Mundo de Jack (1993) e A Fuga das Galinhas (2000). Embora esse filme que vos falo não seja todo assim, essa técnica é base para a história que será contada. Temos uma mistura de live-action com Stop Motion e somente por isso já o acho bem inventivo e bem diferente de algo que vimos por aí recentemente.

Uma viagem a uma mente fragmentada

O filme em si é uma viagem a uma mente completamente perturbada de nossa protagonista. A personagem sempre foi oprimida pela mãe, e para ela dar uma simples ideia no filme de sua mãe, já se tornou algo impossível. Quando a figura materna sai de cena, aproveita a oportunidade para colocar suas reais ideias em ação. O que se inicia como uma animação comum, começa a se tornar algo aterrorizante com o passar do tempo, e muito disso é graças as ideias da menina que Ella conhece no novo prédio em que está morando. Mas quem é essa menina de fato? Por que as ideias da menina são melhores e é impossível criar algo novo sem ela por perto? Fica aí para descobrir assistindo.

É legal, mas não é perfeito

Por mais que fique claro que nossa protagonista era oprimida, isso não fica extremamente claro. Sua relação inicial com sua mãe parece bem boa e elas possuem uma conexão maior já que a mãe está com problemas nas mãos e isso vem se agravando. Entendo, porém, me soou exagerado essa viagem de perdição em busca de algo perfeito. A sanidade de Ella se esvai rapidamente e acabamos sendo testemunhas do mais puro gore nos seus momentos finais. As criaturas criadas para animação são bizarras e a ojeriza chega de forma natural. O suspense impregna do início ao fim e isso é bom, mesmo que na maioria do tempo só nos deixe com o gosto de quero mais.

Conclusão

Stopmotion é um filme da Shudder, que é um serviço de streaming voltado ao terror(principalmente). A maioria de seus longas se caracterizam pelo trash, pelo gore e também por um orçamento baixo. Nessa obra, temos tudo isso, porém, ele consegue se destacar por buscar uma história diferente, mesmo que caia nas armadilhas tradicionais do gênero. Misturar o mundo real com uma animação considerada bem difícil é um mérito a parte que transcende o gênero.

Onde assistir ao filme Stopmotion

O filme Stopmotion faz parte da programação do Festival do Rio.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Elenco do filme Stopmotion

Aisling Franciosi
Stella Gonet
Tom York
Therica Wilson-Read
Caoolinn Springall
James Swanton
Trailer – Stopmotion

Trailer – Stopmotion

Ficha técnica – Stopmotion

Título original: Stopmotion
Direção: Robert Morgan
Roteiro: Robert Morgan e Robin King
Data de estreia: sem previsão
Duração: 93 minutos
País: Reino Unido
Gênero: horror
Ano: 2023
Classificação: 16 anos

Bruno Oliveira

NAN