Festival do Rio: ‘Câncer com Ascendente em Virgem’ vai te emocionar

Bruno Oliveira

Câncer com Ascendente em Virgem esteve presente no Festival do Rio na mostra Première Brasil: Hors Concours Longa-Metragem. Essa mostra consiste em filmes nacionais que não concorrem ao Troféu Redentor do festival, mas que possuem exibições de gala com a pompa que merece. Essa obra é uma produção da Globo Filmes e confesso ter um certo preconceito por, em sua maioria das vezes, nos ofertar longas fáceis que terão um certo sucesso no cinema. Ele se engloba nessa característica, porém, ele é bem mais que isso e conseguiu me emocionar bastante.

Sinopse

Professora de matemática, mãe de adolescente, divorciada e baladeira, Clara (Suzana Pires) gosta de ter as rédeas de sua vida nas mãos, até se deparar com um diagnóstico de câncer de mama que abala o controle que ela pensa ter sobre seus caminhos. Ao lado de sua filha Alice (Nathália Costa), sua mãe Leda (Marieta Severo), e das antigas e novas amizades, ela repensa crenças, vaidades e afetos, descobrindo a força interior para superar a doença.

Leia também:

Baseado em história real

Câncer é uma doença maldita que aflige boa parte da população. É possível se curar, mas o caminho é muito tempestuoso e cruel. Aguentar toda essa agrura sozinho se torna humanamente impossível e entes queridos precisam estar com você nessa jornada. Antes de assisti-lo eu não sabia se tratar de uma história real, mas dá para notar como tem influência de algo verdadeiro aqui. Só uma pessoa que passou por isso sabe exatamente como é esse sentimento, e sabe passar exatamente todos os conflitos enfrentados durante esse tempo. No caso, a história real é de Clélia Bessa, produtora do longa.

Um drama com bom humor

Um assunto com um tema pesado como esse pediria uma história com um drama bem pesado, mas isso está longe de ser a verdade por aqui. Temos uma boa pitada de drama sim, mas o bom humor está presente desde o início. Isso é bom, pois mantém momentos leves que nos ajudam a encarar essa experiência com mais bravura e aprendendo a viver cada vez mais os momentos que a vida nos dá. A diretora Rosane Svartman (Pluft) passa todas as situações com muito cuidado e dá para perceber todo o esmero colocado em cada cena. O roteiro que foi escrito pela própria Suzana Pires (De Perto Ela Não é Normal) também mostra muita fluidez do “está tudo bem” até o seu final onde a personagem não aguenta mais toda a pressão em cima dela e extravasa tudo. Tudo muito bem feito e bastante cuidadoso.

A emoção vem

Impossível vê-lo e não se emocionar. Quem passou por casos desse na família ou até mesmo consigo vai sentir e vai lembrar de tudo o que passou nesse tempo. Os momentos mais tristes são todos feitos com muita doçura e com muito respeito. Em nenhum momento ele descamba para o melodrama clássico de tragédia e tristeza. Não tem como falar desse assunto e ser engraçado o 100% do tempo. Embora sejam esses momentos mais cômicos que nos deixam mais confortáveis para seguir a história. Muito emocionante e um primor de cuidado.

Conclusão

Câncer com Ascendente em Virgem possui uma linguagem narrativa bem fácil de ser assimilada. Percebe-se que ele possui aquele toque comercial que vai ajudar a encher algumas salas de cinema. Quando se trata de um filme bom como esse, simplesmente amo, pois a certeza de que ele alcançará muitas pessoas é bem grande. Essa obra tem muito a dizer e quanto mais pessoas o virem, melhor. A mensagem é de esperança, mesmo que estejamos falando de um mal no qual nem todo mundo consegue escapar. Anotem o seu nome e quando for lançado comercialmente vão prestigiá-lo. Ele merece.

Onde assistir ao filme Câncer com Ascendente em Virgem

O filme Câncer com Ascendente em Virgem faz parte da programação do Festival do Rio.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Elenco de Câncer com Ascendente em Virgem

Suzana Pires
Marieta Severo
Nathália Costa
Carla Cristina Cardoso
Fabiana Karla

Trailer – Câncer com Ascendente em Virgem

Ficha Técnica – Câncer com Ascendente em Virgem

Título original: Câncer com Ascendente em Virgem
Direção: Rosane Svartman
Roteiro: Suzana Pires, Martha Mendonça, Pedro Reinato, Rosane Svartman
Data de estreia: março de 2025
Duração: 95 minutos
País: Brasil
Gênero: drama, comédia
Ano: 2024
Classificação: 12 anos

Bruno Oliveira

NAN