‘Corte no Tempo’ vai agradar somente ao público mais jovem
Bruno Oliveira
Se toda premissa conseguisse sustentar um filme, estaríamos muito bem por aí. Corte no Tempo é um exemplo disso: boa premissa com desenvolvimento fraquíssimo. Embora sua produção tenha sido iniciada antes, Dezesseis Facadas (2023) foi lançado primeiro e as semelhanças podem ser muitas. Mais um caso de filmes gêmeos que “coicidentemente” foram criados juntos. Voltando o foco para essa resenha já posso adiantar que é um longa muito fraco que, no máximo, vai animar apenas os mais jovens.
Sinopse
Lucy (Madison Bailey) é uma estudante do ensino médio que, ao se deparar acidentalmente com uma máquina do tempo, é transportada para o ano de 2003, época em que sua irmã Summer (Antonia Gentry), foi brutalmente assassinada por um serial killer que nunca foi identificado. Agora, Lucy se vê em uma encruzilhada: salvar a vida da irmã que ela nunca conheceu, resolver o mistério que destruiu sua família e abalou sua cidade natal, ou arriscar alterar irreversivelmente o futuro, inclusive sua própria existência.
Leia também:
- ‘Super/Man: A história de Christopher Reeve’ é uma produção leal ao seu título
- Pinguim – Uma aula sobre séries de vilões
- ‘The Killer’ é um filme de ação comum e inferior ao original
Baixo valor de produção
Comecei a vê-lo um pouco animado, pois pensei estar vendo algo como a trilogia Rua do Medo da própria Netflix. Produção de terror para jovens que foi bastante satisfatória. Esse aqui não chega aos pés. O valor de produção é pobre, os atores são fracos e a direção fica muito aquém de qualquer coisa meramente boa. O roteiro também é outro ponto fraco e nos dá uma história simplória sem muitas ramificações e com algumas cenas ridículas que parecem ter sifo feitos em um cenário de fundo de quintal. Invadir uma instalação científica nunca foi tão fácil para roubar um material que provavelmente custa milhões. Sem segurança, sem alarme e tudo ali exposto como se fosse uma escova de dente no armário do banheiro.
Viagem no tempo é qualquer coisa aqui
Quando tratamos de viagem no tempo, cada filme usa sua própria regra. No momento que elas são apresentadas, elas é que vão servir de parâmetro para o que virá. Até aí ok. O grande problema é que nossa protagonista não tá nem aí. Qualquer mudança no passado pode causar um paradoxo no presente e tá tudo bem. O final, que tem relação com isso, é tão banal, mas tão banal que fiquei um tempo olhando para a tela para entender se foi exatamente isso o que me foi passado. Parece que foi tudo encerrado imediatamente e a desculpa final é a mais sem noção possível só para ter um final feliz entre os personagens. Inacreditável.
Já temos 20 anos dos anos 2000
O único medo que esse longa meu causou de verdade foi o revival dos anos 2000. Já revivemos bem os anos 80, os anos 90 nem tanto e temos margem para isso, e agora os anos 2000. Afinal uma criança que nasceu no ano 2000 já tem 24 anos e isso me assustou de um modo que não esperava. Já são mais de 20 anos e atesto de novo minha idade. Ver aqueles adolescentes com a moda da época e usando aparelhos eletrônicos da época me causou uma certa nostalgia seguida de um espanto de que minha idade está mais avançada do que gostaria. Isso sim é um terror de qualidade.
Conclusão
Não recomendo Corte no Tempo para você que busca um bom filme. Indico para, no máximo, passar o tempo. Sua duração curta de 91 minutos ajuda nessa pequena jornada. Pode ver com o celular do lado mesmo que não vai perder muita coisa. Os jovens devem gostar mais, por ser um tema que pode ser novidade. É triste ver uma boa premissa ser completamente desperdiçada dessa forma, mas estamos falando de fimes feitos por algoritmo (sempre vou implicar com isso).
Onde assistir ao filme Corte no Tempo?
O filme Corte no Tempo está disponível para os assinantes da Netflix.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Elenco de Corte no Tempo
Madison Bailey
Antonia Gentry
Griffin Gluck
Megan Best
Samuel Braun
Sydney Sabiston
Kataem O’Connor
Michael Shanks
Rachael Craford
Trailer – Corte no Tempo
Ficha técnica – Corte no Tempo
Título original: Time Cut
Direção: Hannah Macpherson
Roteiro: Hannah Macpherson, Michael Kennedy
Duração: 91 minutos
País: Estados Unidos, Canadá
Gênero: terror adolescente, Ficção-científica
Ano: 2024
Classificação: 14 anos