Razões Africanas: doc sobre origem do blues, jongo e rumba, ganha trailer
Sally Borges
A Tremè Produções divulgou o primeiro trailer de Razões Africanas, longa documental que aborda a influência da diáspora africana na formação de três ritmos musicais: jongo, rumba e blues.
Dirigida por Jefferson Mello, a produção filmada em seis países diferentes: Brasil, Cuba, EUA, Angola, Congo e Mali. Além disso, acompanha três personagens que simbolizam cada um dos ritmos. Diante disso, a brasileira Lazir Sinval, a cubana Eva Despaigne e o norte-americano Terry ‘Harmonica’ Bean falarão sobre as origens da música que tocam e dançam, além de discutirem sobre diferenças culturais.
O documentário é enriquecido por imagens do cotidiano de cada um dos personagens. Além disso, contará com comentários de pesquisadores e especialistas. Razões Africanas chegará aos cinemas brasileiros no dia 21 de novembro.
Veja o trailer de Razões Africanas
Razões Africanas também é coproduzido pela Carmela Conteúdos e conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da A&M Álvares Marsal. Será distribuído em 14 estados brasileiros.
Entre 2023 e 2024, a produção passou por uma temporada de exibições especiais, sendo selecionado para mais de dez festivais de cinema no Brasil e no mundo. Sobretudo, a obra venceu como Melhor Documentário Especial pelo Júri no Festival de Cinema on the Bayou, em Louisiana.
Do mesmo modo, também levou o prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Africano da Argentina. Ademais, foi exibido nos dias 1 e 2 de novembro, em sessões especiais, em Angola.
Sobre o diretor
Brasileiro e cidadão do mundo, Jefferson Mello é fotógrafo de moda e publicidade, diretor de fotografia, empreendedor e documentarista com trajetória especializada na diáspora. Dedicou duas décadas capturando a essência do samba e do jazz no Brasil e em Nova Orleans. Com uma jornada que abrange 12 países, explorou as raízes do jazz, percorreu o sul dos Estados Unidos e criou um livro de fotografias sobre o universo do jazz de nome Os Caminhos do Jazz.
Além de suas contribuições visuais, dirigiu o documentário Samba & Jazz, refletindo seu compromisso com a representação da música afro e da ancestralidade africana nos ritmos musicais. Atualmente está filmando um novo filme sobre o racismo no futebol com uma abordagem global sobre o tema e que contará também a história dos camisas negras.
Você precisa ver isso
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então, apoie agora o Ultraverso comprando pelo nosso link.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.