‘No Ritmo de Natal’ é tão clichê que chega a doer
Bruno Oliveira
Essa é a época do ano em que a Netflix fica feliz e eu fico triste. Novembro começa a vir a safra de filmes de Natal que muitas pessoas amam e eu, particularmente, detesto, mas tenho motivos. Temos muitos clássicos no estilo por aí, mas a grande maioria são de comédias românticas que tem o mesmo enredo desde que o cinema foi inventado. Notar a mesmice de saber exatamente tudo o que vai acontecer e no momento em que vai acontecer virou uma tarefa da qual não me orgulho ou gosto. No Ritmo De Natal traz tudo o que já vimos em matéria de narrativa e só vai agradar os maníacos por longas natalinos.
Sinopse
Ashley (Britt Robertson) é uma exímia dançarina de uma famosa companhia de dança de Nova York que acabou sendo dispensada por conta de sua idade. Ela aproveita esse desfortúnio para voltar à cidade que nasceu para passar o Natal com sua família que não via faz tempo. Chegando lá, descobre que o bar que seus pais são donos está para fechar devido a falta de clientes. Com isso em mente, ela cria um show somente com homens dançarinos para aumentar a clientela e dessa forma salvar o Natal e o bar de seus pais. Além disso, ainda terá tempo para descobrir o amor.
- ‘Abraço de Mãe’ | terror brasileiro é curioso e irregular
- ‘Wicked’ é um musical simplesmente incrível
- ‘Gladiador 2’ é o filme que não pedimos, mas merecíamos
Uma fábula bem leve
Eu sei que tem muitas pessoas que gostam desse tipo de filme. Aquele clima familiar com aquela pitada de romance água com açúcar capaz de animar a tarde de qualquer um que goste minimamente do gênero. Tem tudo isso, e não posso negar que talvez seja tudo o que precisem e desejem. Sendo assim, essa obra é mais do que perfeita e vai atingir o seu público em cheio sem tirar e nem pôr. Completamente leve, com um roteiro beirando a simplicidade e com dilemas bobos que qualquer um não teria dúvida do que escolher. Poderia dizer que é uma fábula que todo mundo já viu por aí e um final feliz é o mínimo que se espera.
É tão cliché que dói
Mesmo sabendo que existem os fãs determinados, preciso dizer exatamente o que achei dele, e não tenho nada de bom para comentar. Temos um festival de clichês que chegou a doer em mim. Já faz um tempo que tenho uma teoria de que a Netflix cria seus filmes através de IA. Essa obra escancara isso de uma forma inacreditável. É como se tivessem pego tudo o que já saiu por aí, colocado em um liquidificador e o que sobrou foi transformado em algoritmo e inserido na base do texto da IA. É impressionante.
Força demais na credibilidade
O valor de produção também é quase zero. Parece que o longa foi todo feito com a venda de um cacho de bananas e uma quentinha. Sinto que todo mundo que trabalhou na produção foi pago com abraços, sorrisos e um voucher do mercadinho da esquina. Os cenários beiram a alguma sitcom e os atores foram escolhidos pelo valor baixo do cachê. Até nossos protagonistas que são conhecidos por aí, temos a impressão que só fazem obra de classe B para baixo. O grande número musical para atrair a clientela se baseia em apenas uma dança que repete várias vezes com direito a somente uma música. Ainda assim conseguem arrecadar 30 mil dólares em um período de 10 dias. Visivelmente na plateia tinha no máximo 20 mulheres e estou arredondando para cima.
Conclusão
Sei que minhas palavras soaram bem pesadas, mas não tenho como vir aqui e dizer que No Ritmo de Natal é um filme bom. Entendo quem goste e se divirta com ele, mas também não dá para dizer que foi uma experiência incrível e inovadora. Para terminar quero somente comentar sobre a trama romântica. Os protagonistas nem química possuem e se apaixonam rapidamente. Um deles fica revoltado e complexado porque as coisas não saíram como esperava. Enfim, dá tudo certo no final. Mas é bem ruim.
Onde assistir ao filme No Ritmo de Natal?
O filme No Ritmo de Natal está disponível para os assinantes da Netflix.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Elenco do filme No Ritmo de Natal
Britt Robertson
Chad Michael Murray
Marla Sokoloff
Marc Anthony Samuel
Colt Prattes
Hector David Jr.
Maxwell Caulfield
Michael Gross
Beth Broderick
Maria Canals-Barrera
Trailer – No Ritmo de Natal
Ficha Técnica – No Ritmo de Natal
Título original: The Merry Gentlemen
Direção: Peter Sullivan
Roteiro: Jeffrey Schenck, Marla Sokoloff, Peter Sullivan
Duração: 87 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: comédia, romance, natal
Ano: 2024
Classificação: 12 anos