Resenha de Show | Zélia Duncan no Sesc São João de Meriti

Stenlånd Leandro

O Sesc e sua equipe em geral estão proporcionando ao público o chamado Circuito Sesc de Música 2014, que dará às pessoas, a condição de assistir diversos shows, desde MPB a clássicos do pop rock nacional em suas sedes espalhadas por todo o Rio de Janeiro. Isso é um ponto positivo, pois para pessoas que moram nas proximidades da baixada fluminense também terão a condição de assistir seus ídolos sempre pertinho de casa. Haverá shows nas unidades de Nova Iguaçu, São João de Meriti, dentre outras. E assim, desta vez, tivemos a honra de ter acesso ao show de Zélia Duncan.
A Turnê “Tudo Esclarecido” de Zélia Duncan tem gerado ao longo dos meses um emaranhado de fãs se rasgando de emoção a cada instante que a mesma ocorre em algum canto da face da terra. E assim, aconteceu nesta Sexta Feira (24) de Outubro, a passagem da cantora pela baixada fluminense (Rio de Janeiro), no Sesc São João de Meriti.
Tudo Esclarecido é o nome do nono álbum (de estúdio) da cantora. Os fãs contavam os minutos (do lado de fora da casa) para que o show que iria ‘esclarecer tudo’ se iniciasse, para terem a honra de ouvir quem sabe, o disco na íntegra (Foi mais um mix de todos seus discos). E assim, após uma breve espera, os fãs psiquicamente tinham seus pés se desprendendo do solo na cadência estonteante da música de Zélia Duncan, onde poeticamente apresentou toda classe de sua voz. A casa (Sesc São João de Meriti) onde o show aconteceu, chegou a surpreender pela qualidade. Apesar do local não ser tão bem localizado estrategicamente e ter capacidade apenas para 289 pessoas, isso não importou muito, sabia? Lotou mesmo o evento.
P1010526
Assim, Zélia iniciou seu show, com “Enquanto Penso Nela” e “Cabelo Duro”, ambas do álbum “Tudo Esclarecido” empolgando seus fãs com ritmos atípicos e belíssimas dissonâncias. Seguindo com “Boas Razões”, todos que lá estavam cantavam junto e sempre tentando bater palmas no compasso da música, mas Zélia pedia “Só na voz”, e todos que lá estavam criavam aquele coro de vozes apaixonados pela cantora que tem um altíssimo carisma.
Zélia é intimista, envolve o mais cético de todos sobre a qualidade tocante de sua voz. No show, Duncan interpretou canções que arrepiam, músicas autorais e compostas especialmente para a ocasião. O repertório e suas canções mais recentes, despertaram o charme da noite que se mantinha.
Sem Título-1
As faixas “Tua Boca” e “Isso Não Vai Ficar Assim”, também do último disco da cantora, com seu ritmo envolvente, criaram um ambiente mais “Intrigante”, lembrando outros ícones do pop rock nacional. E então a noite seguiu com “Código de Acesso” do disco Acesso, e “Carne e Osso” do disco “Pré Pós Tudo Bossa Band”. Não há como negar que a cada música tocada pela banda, é visível a evolução, desde o tecladista tocando sanfona (algo comum hoje em dia), ou também com Zabumba sendo tocada na faixa“Vê Se Me Esquece”!
P1010538
Mas foi quando Catedral tocou que o povo gritou, esperneou, ovacionou e tudo mais. Era incrível, parecia um estádio de futebol, todos gritando ensandecidos, inquietos de felicidade cantarolando o refrão da música. Era de ensurdecer. E claro que Zélia astutamente, fez com que não parasse por ai, e mantivesse todos aquecidos com a música que estaria por vir em sequencia: “Alma”…Isso mesmo…um outro clássico da cantora. Mas e se tudo terminasse assim fosse tão bom, dizer que Duncan abusou seria demais?
Bom, respondendo à pergunta acima, para fechar a noite de forma mais estupenda do que o necessário, um Medley de faixas de Raggae indo de Bob Marley a outros cantores renomados (Não chores mais – Gilberto Gil) foi o ápice de toda a apresentação, criando mais uma vez, uma pista de dança cheio de fãs em seu entorno bailando, requebrando e entusiasmados com tanto fervor por Zelia Duncan.
Numa noite incrível, sem nenhum problema, vale ressaltar que a produção do show está de parabéns e também toda a equipe do Sesc São João de Meriti, que proporcionaram a quem se deslocou (sabe-se lá de onde), foi concedido, sem sombra de dúvidas, uma noite agradável com uma estupenda cantora no palco do início ao fim.
GALERIA DE FOTOS (por Leandro Stenlånd)

 
 
 

Stenlånd Leandro

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
NAN