Crítica de Filme | As Duas Faces de Janeiro

Colaboração

*Por Isabella Mattos

Então o amor é aquele sentimento que te leva a amar seus rivais, e odiar seus aliados.E vice-versa.Esse e outros pensamentos se instauram na cabeça do espectador durante o desenvolvimento surpreendente de As Duas Faces de Janeiro (que estreia dia 18 no Brasil), o primeiro  filme dirigido de Hossei Amini (cada vez mais conhecido após trabalhos como “Drive”, “Branca de Neve & o Caçador” e “47 Ronins”).

Elenco entrosado, bem preparado, com a sempre impecável Kirsten Dunst, envolta numa trama linda, com direito a triângulo amoroso com o encantador Viggo Mortensen (que sempre reitera suas oportunidades de sair do estereótipo de “O Senhor dos Anéis”) e o novato-mas-não-tão-novato-assim Oscar Isaac (“Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum”, “Em Segredo”, “Drive”). Se deliciam no drama, que faz boas e assertivas pinceladas no suspense, com cenas escuras e aflitivas na dose certa.

TTFOJ

Triângulo amoroso do filme: fuga dos clichês

Na trama de As Duas Faces de Janeiro, o “casal de margarina Colette e Chester” (Kirsten e Viggo) viajam pra Grécia, esbanjando delicadeza um com o outro e dinheiro também.Como não conhecem o local e querem desfrutar ao máximo da viagem, contam com a solícita e mal intencionada ajuda de Rydal (Oscar Isaac), que se apaixona de cara pela linda Colette.O interessante é que na Grécia, pátria mãe do teatro de máscaras, as do casal caem, e caem feio, mostrando as rachaduras densas dessa união.

Até aí, mais do mesmo, não? Triângulo amoroso, locações bonitas… Mas o que prende mesmo o espectador à trama é a surpreendente relação mútua desse trio, o modo como se tratam e as circunstâncias unindo rivais e transformando essa relação tão clichê ao longo da história do cinema em algo único e pouco explorado até agora.Filme americano, com a delícia e leveza do cinema europeu.

Definitivamente: veja As Duas Faces de Janeiro e apaixone-se, sem moderação.

BEM NA FITA: A fuga do clichê na tentativa de explorar um triângulo amoro inusitado.

QUEIMOU O FILME: O filme perde vapor na metade, mas rapidamente recupera.

FICHA TÉCNICA:

Nome original: The Two Faces of January
Gênero: Suspense
Direção: Hossein Amini
Roteiro: Hossein Amini
Elenco: Angelis Nannos, Brian Niblett, Daisy Bevan, David Warshofsky, Evgenia Dimitropoulou, Ioannis Vordos, James Sobol Kelly, Karayianni Margaux, Kirsten Dunst, Kosta Kortidis, Mehmet Esen, Nikos Mavrakis, Okan Avci, Omiros Poulakis, Oscar Isaac, Ozan Tas, Özcan Özdemir, Pablo Verdejo, Peter Mair, Prometheus Aleifer, Socrates Alafouzos, Viggo Mortensen, Yigit Özsener
Produção: Eric Fellner, Tim Bevan
Fotografia: Marcel Zyskind
Montador: Jon Harris (II), Nicolas Chaudeurge
Trilha Sonora: Alberto Iglesias
Duração: 96 min.
Ano: 2014
País: Reino Unido
Cor: Colorido
Estreia: 18/12/2014 (Brasil)
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: StudioCanal / Timnick Films / Working Title Films
Informação complementar: Baseado no livro de Patricia Highsmith

Colaboração

Aqui você encontra textos de eventuais colaboradores e leitores do ULTRAVERSO, além das primeiras contribuições de colaboradores que hoje são fixos.
NAN