Forrest Gump versão Nintendo 8 bits e outros ‘filme-games’

Colaboração

Prestes a completar 20 anos em julho, “Forrest Gump(Robert Zemeckis) acaba de ser transformado em “jogo” de videogame dos anos 1980. A equipe do Cinefix encarou o desafio de transplantar o filme estrelado por Tom Hanks para um improvável game de 8 bits. O resultado é um surpreendente mashup de títulos que fizeram história na plataforma da Nintendo, como “Tecmo Superball”, “Contra“, “Smash Ping Pong” e outros clássicos da jogatina da era de ouro das paletas gráficas de 64 cores (hoje são 16 milhões!).
Qual no longa-metragem vencedor de seis Oscars, o “jogo” acompanha Forrest pelas diversas fases marcantes da sua vida. O gráfico em 8 bits traz boas recordações das tardes pós-escola quando, horas a fio, o vício corria solto em função de zerar aquele cartucho comprado à custa de muito suor dos pais. Tempos em que quem conhecia um comissário de bordo era rei.
Confira abaixo:

 
Viciados na geração 8 Bits, o Cinefix se esmerou em outras produções relacionadas à sétima arte. São adaptações que vão de “Blade Runner” a “Procurando Nemo“, passando por “Pulp Fiction” e outros clássicos. Kubrick dá as caras em “Laranja Mecânica” e “O Iluminado“. Tem Tolkien também, representado pelo “Hobbit”. Há ainda heróis como “Batman: O Cavaleiro das Trevas“, “Thor” e “Iron Man“. E para aqueles que não aguentam mais ouvir falar, dá-lhe mais uma dose de “O Espetacular Homem Aranha“.
A inspiração cross-media buscou referências em uma braçada de games como “Tartaurgas Ninja“,  “Eco The Dolphin”,  “Double Dragon“, “Ninja Gaiden”, “Contra”, “The Legend of Zelda“, “Ghosts and Goblins”, “Streets of Rage”, “Mega Man” e uma variedade enorme títulos. Nintendo de 8 bits é a base das produções, mas há pitadas de Mega Drive e Super Nes, plataformas de 16 bits não menos históricas.
Já que estamos aqui, veja abaixo os vídeos e tente identificar outros jogos. 
Senta que lá vem história!
 
“Pulp Fiction” (Quentin Tarantino)

 
“Blade Runner” (Ridley Scott)

 
“O Quinto Elemento” (Luc Bresson)

 
“Clube da Luta” (David Fincher)

 
“O Hobbit” (Peter Jackson)

 
“O Iluminado” (Stanley Kubrick)

 
“Laranja Mecânica” (Stanley Kubrick)

 
“Procurando Nemo” (Lee Unkrich e Andrew Stanton)

 
“Inception” (Christopher Nolan)

 
“Batman: O Cavaleiro das Trevas” (Christopher Nolan)

 
“Iron Man” (Jon Favreau)

 
“Thor” (Kenneth Branagh)

 
“O Espetacular Homem Aranha” (Marc Webb)

 
“Jogos Vorazes”(Gary Ross)

 
“O Grande Lebowski” (Irmãos Coen)

 
“Star Trek” (J.J Abrams)

 
*Emiliano Mello é jornalista e pesquisador. Apronta por aí desde os tempos da internet a pavio. Editor de vídeo, mata no peito, corta pra direita, corta pra esquerda e põe onde a coruja dorme. É rock do bom ou, quem sabe, jazz.

Colaboração

Aqui você encontra textos de eventuais colaboradores e leitores do ULTRAVERSO, além das primeiras contribuições de colaboradores que hoje são fixos.
NAN