Crítica de Filme | Annie
Thamiris Tohru
“The sun will come out, tomorrow….”
Essa música foi e é um grande ícone norte Americano desde o lançamento do musical Annie na Broadway. Desde então ele foi perpetuado, seja no teatro, seja como filme. Agora em 2015 (Brasil) mais um “remake” é lançado.
Annie (Quvenzhané Wallis) é uma órfã alegre e otimista e que sonha em um dia poder reencontrar seus verdadeiros pais. Ela vive em um abrigo temporário com a Srta Hannigan (Cameron Diaz) que tem uma vida de desilusão e odeia cuidar das meninas. Assim ela as trata com mãos de ferro e ligando o mínimo possível. Mas tudo mudaria para a menina ao esbarrar com milionário Benjamin Stacks (Jamie Foxx). Ela é então convidada a passar alguns dias com ele e, nisso, tudo vai se transformando ao seu redor.
As maiores mudanças foram na etnia do elenco principal, personalidades da Srta Hannigan e Stacks, e nas músicas. O cenário onde se passa a história, logo, foi atualizado, mas se prendeu ao máximo ao original. Em relação a história, houve apenas alguns caminhos extras, nada que tirasse a mensagem central da trama.
Quvenzhané Wallis definitivamente tem carisma. Ela consegue mostrar um nível de personalidade tão grande quanto seu cabelo e conquista o espectador do início ao fim. Certamente foi uma ótima escolha para o papel. Já Cameron Diaz faz um papel mais caricato e até mesmo um pouco carismático do jeitinho da personagem. Na verdade você só se apega a ela no fim, mas em nenhum momento a vê como uma vilã. Jamie Foxx por outro lado consegue fazer bem o papel de um germofóbico workaholic concorrendo a prefeito. Você consegue notar a mudança gradual do personagem na história.
Algumas músicas foram adicionadas, outras retiradas. Mas todas tiveram um upgrade bem trabalhado. Elas são animadas, empolgantes e até fazem você começar a cantá-las dentro do cinema. A única desvantagem foi eles terem dublado as músicas. Admito que meus ouvidos doeram um pouco no início, mas depois se acostumaram. Acredito que, se tivessem deixado as músicas no áudio original seria interessante até para avaliar os próprios atores no quesito canto.
Comparações são inevitáveis, mas definitivamente o filme não é mal feito. Annie tem comédia, drama, música e bons atores, fazendo você ficar mais leve e relaxado ao se divertir com ele. O longa é recomendado para adultos e crianças saírem do cinema cantando alegremente.
BEM NA FITA: Músicas viciantes; atores carismáticos; boa direção.
QUEIMOU O FILME: dublagem das músicas.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
Título original: Annie
Gênero: Musical
Direção: Will Gluck
Roteiro: Aline Brosh McKenna, Will Gluck
Elenco: Adewale Akinnuoye-Agbaje, Amanda Troya, Beth Rowe, Bobby Cannavale, Brad Bong, Cameron Diaz, David Zayas, Eden Duncan-Smith, Jamie Foxx, Nicolette Pierini, Paulina Simkin, Peter Van Wagner, Quvenzhané Wallis, Raushanah Simmons, Rose Byrne, Stephanie Kurtzuba, Zoe Margaret Colletti
Produção: Caleeb Pinkett, Jada Pinkett Smith, James Lassiter, Jay Brown, Jay-Z, Tyran Smith, Will Gluck, Will Smith
Fotografia: Michael Grady
Montador: Tia Nolan
Trilha Sonora: Greg Kurstin
Duração: 117 min.
Ano: 2014
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 12/02/2015 (Brasil)
Distribuidora: Sony Pictures Entertainment
Estúdio: Overbrook Entertainment / Sony Pictures Entertainment