Crítica de Série | Nikita (4ª Temporada – Series Finale)
Stenlånd Leandro
Quando a Warner Bros. anunciou no final de 2012 que a série Nikita seria cancelada, entrei em panico. Sabe, foi dificil ver uma série tão boa, com tantos episódios incríveis acabar assim, de forma tão decadente com somente três temporadas. Entretanto, a Warner veio a público e simplesmente disse que a série teria mais uma temporada com apenas seis episódios e que daria um final digno para a série e para Nikita em si.
Eu duvidei muito que uma empresa que alega o cancelamento de uma série, faria da mesma algo incrível no final. Duvidei sim, mas posso dizer que a Warner acertou em cheio, pois o episódio final da série é bombástico, simplesmente superb, magnífico, de tirar o fôlego e acima de tudo inteligentíssimo, bem parecido com o filme Xeque Mate!
Será que o final foi o suficiente para você? Depende de como você se sentirá enganado pelos próprios atores. No último episódio que finaliza a série de uma vez por todas, Nikita e Alex vão atrás de vingança por tudo que a ”desgraçada” da Amanda fez com Ryan Fletcher.
Eu não engoli muito a morte falsa de Amanda no episódio “Pay off”, mas inicialmente posso dizer que foi bem justificado. Fui forçado a rever o penúltimo episódio e olhar cada detalhe e fundindo o penúltimo ao ultimo pude entender que era assim que deveria acontecer.
Foi muito gratificante num geral ver Amanda sendo enganada pelos nossos amados heróis. O uso de flashbacks foi algo fantástico, Nikita foi vista mais uma vez da forma mais clandestina e detonada, foi visto como a personagem foi introduzida na série dentre outros detalhes importantes para a series finale.
Com Nikita armando contra Amanda, uma imensa operação é armada contra Nik, tendo até mesmo Michael e seus parceiros contra ela. Sim, mas tudo não passaria de uma gigantesca estratégia de negociação.
Uma das cenas mais incríveis dentre todas as da série finale, foi a cena de luta entre Nikita e Alex em um embate gigantesco em busca de saber quem estaria ou não errada na situação toda…
Caro leitor, você tem ideia das vantagens de uma temporada ultra curta? praticamente tivermos no quarto episódio uma espécie de Season Finale. Sim, isso mesmo!!! Os últimos dez minutos do episódio quatro é de deixar alucinado. Caso os produtores quisessem, eles poderiam muito bem ter entregue o Series Finale nesse episódio mesmo. Mas é óbvio que não seria tão épico quanto o que vimos no episódio final, mas certamente faria um papel perfeito. Mas, como observamos nos surpreendentes últimos minutos, o confronto final ainda não aconteceu.
Explorando outro ângulo do episódio, temos a relação conturbada entre o Sam e a Alex. Não é segredo para ninguém que eu estou deles dois juntos, e acredito que a cada semana, estamos um passado mais perto de vermos isso acontecer.
Foi muito gratificante ver como tudo termina, não irei mais me prolongar para que nenhum outro spoiler venha a ser dito, mas algo é fato, o relacionamento entre a Nikita e o Michael finalmente entra nos eixos e tudo acaba em flores de uma forma perfeita.