Crítica de Filme | A Série Divergente: Insurgente

Demétrius Carvalho

Estreia nesta quinta-feira (19/03), o esperado A Série Divergente: Insurgente, sequência de “Divergente” (2014), filme de aventura / ficção científica baseado no segundo livro do best-seller homônimo de Veronica Roth.

Insurgente deve sim repetir o fenômeno de público de “Divergente”, mas com uma ressalva: novamente entre os mais jovens. Para quem tem mais de 30, vai perceber uma enxurrada de clichês que vão empurrando o filme para frente dentro de seus 119 minutos.

O longa, que se agarra no óbvio do “bem vence o mal”, se passa em uma sociedade futurista onde existe uma divisão muito rígida e delimitada por grupos com divergências econômicas e de status. Aqueles que possuem mais poder, encontram sempre a culpa vindo do mal de outro grupo. Aí é que Tris cresce no filme. Ela precisa encontrar aliados, além de ter que conviver com todas as coisas envolvidas da vida de sua família contra a sedenta líder da Erudição.

a série divergente insurgente crítica - post - blah cultural

::: CRÍTICA DE FILME | DIVERGENTE

A Série Divergente: Insurgente combina algumas boas sequências de ação e diálogos, mas o ritmo é um tanto quanto truncado. Vale destacar também a concepção do cenário das facções (ou das cidades) no futuro. Tudo bem elaborado. No entanto, o filme tem um defeito que incomoda bastante, além dos já citados clichês, claro: para ser sincero, não há nada que justifique o 3D na produção. Tanto alarde para uma tecnologia onde não se nota grandes ganhos. Ok, isso é bem comum hoje em dia, já que essa característica é vista frequentemente nos longas do gênero, sem adicionar nada à narrativa, apenas com o objetivo de cobrar mais caro pela sessão e angariar uma bilheteria ainda maior.

Felizmente, o ponto alto de Insurgente fica para o final. Tris tem que passar por um teste exigindo de sua Erudição: lealdade, perdão, amor ao próximo para abrir uma caixa que contém a suposta solução por essa Chicago do futuro segregada por diferentes facções. É esperar para ver as próximas sequências.

BEM NA FITA: Concepção do cenário das facções; cenas de ação.

QUEIMOU O FILME: 3D fraco; muitos clichês.

TRAILER:

FICHA TÉCNICA:

Título original: Insurgent
Gênero: Aventura
Direção: Robert Schwentke
Roteiro: Akiva Goldsman, Brian Duffield
Elenco: Ansel Elgort, Ben Lambert, Daniel Dae Kim, Emjay Anthony, Hunter Burke, Jai Courtney, Jason Lee Erickson, Jonny Weston, Justine Wachsberger, Kate Winslet, Keiynan Lonsdale, Lawrence Kao, Maggie Q, Mekhi Phifer, Miles Teller, Naomi Watts, Nelson Bonilla, Octavia Spencer, Ray Stevenson, Rosa Salazar, Shailene Woodley, Shelby Townsend, Suki Waterhouse, Theo James, Zane Pittman, Zoë Kravitz
Produção: Douglas Wick, Lucy Fisher, Pouya Shahbazian
Fotografia: Florian Ballhaus
Montador: Nancy Richardson, Stuart Levy
Trilha Sonora: Joseph Trapanese
Ano: 2015
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 19/03/2015 (Brasil)
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Red Wagon Entertainment / Summit Entertainment
Informação complementar: Continuação de “Divergente”. Adaptado do livro de Veronica Roth.

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
NAN