Estreias da semana nos cinemas (26/03)
Wilson Spiler
Nada como uma quinta-feira chegando para já deixar o seu fim de semana à toda. É que com ela, claro, estão as estreias da semana nos cinemas e você, como um (a) bom (a) cinéfilo (a), não vai deixar de prestigiar ao menos um filme, né? Assim como na semana passada, a data está recheada de lançamentos. Vamos a eles?
A versão em live-action de “Cinderela” é, sem dúvidas, o grande destaque entre as estreias. Dirigida por Kenneth Branagh (Thor), a adaptação estrelada por Lily James, Helena Bonham Carter, Cate Blanchett, Stellan Skarsgard e Richard Madden promete levar muita gente às salas de exibição. Outro destaque com rostos famosos é “Vício Inerente”, dirigido por Paul Thomas Anderson (Sangue Negro, Magnólia), o longa tem Josh Brolin, Reese Witherspoon, Jena Malone e Joaquin Phoenix encabeçando o elenco. Em “O Garoto da Casa ao Lado”, Jennifer Lopez vive uma mulher divorciada que se apaixona por um garoto mais novo que se muda para a sua rua.
Saindo do campo hollywoodiano e entrando no brasileiro, vale destacar “O Sal da Terra”, excelente documentário sobre a vida do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado. O filme concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas, infelizmente, não levou. Outra estreia tupiniquim é “Ponte Aérea”, romance estrelado por Caio Blat e Letícia Colin que deve agradar aos casais apaixonados.
Para quem curte um cinema mais cult, vale uma espiada em “Em um Pátio de Paris”, comédia francesa que aborda a depressão de forma leve e bem-humorada. O canadense “Marcas da Água” lembra a importância dessa riqueza natural em tempos de crise hídrica.
E aí? Já fez a sua escolha? Ainda não? Então confira abaixo todas as estreias, suas respectivas fichas técnicas, os trailers e algumas críticas. Veja qual filme mais lhe agrada e boa diversão! 😉
CINDERELA
[Cinderella, Estados Unidos, 2015], de Kenneth Branagh (Disney). Gênero: romance. Elenco: Helena Bonham Carter, Lily James, Cate Blanchett, Stellan Skarsgard, Richard Madden. Sinopse: A jovem Ella perde o seu pai e se vê à mercê de uma nova família cruel e invejosa. Ela passa a ser chamada de Cinderela e é relegada à posição de empregada da família. Um dia, ela conhece o príncipe Kit e uma gentil mendiga que irão mudar a sua vida para sempre. Duração: 112 minutos. Classificação: Livre.
VÍCIO INERENTE
[Inherent Vice, Estados Unidos, 2014], de Paul Thomas Anderson (Warner). Gênero: drama. Elenco: Josh Brolin, Reese Witherspoon, Jena Malone, Joaquin Phoenix. Sinopse: Em 1970, o detetive particular Doc Sportello investiga um desaparecimento. Duração: 148 minutos. Classificação: 18 anos.
O SAL DA TERRA
[Le Sel de La Terre, Brasil, França, Itália, 2014], de Wim Wenders, Juliano Salgado (Imovision). Gênero: documentário. Sinopse: Vida e obra do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado são reveladas a nós por seu filho, Juliano, e pelo renomado diretor Wim Wenders. Duração: 110 minutos. Classificação: 10 anos.
::: SAIBA O QUE ROLOU NA COLETIVA DE IMPRENSA DO FILME
O GAROTO DA CASA AO LADO
[The boy next door, Estados Unidos, 2015], de Rob Cohen (Universal). Gênero: suspense. Elenco: Jennifer Lopez, Ryan Guzman, Kristin Chenoweth. Sinopse: Uma mulher divorciada se apaixonada por um garoto mais novo que se muda para a sua rua. A partir do relacionamento que surge entre os dois, ela descobre que ele tem um segredo sombrio. Duração: 91 minutos. Classificação: 16 anos.
PONTE AÉREA
[Brasil, 2015], de Júlia Rezende (Downtown/Paris). Gênero: romance. Elenco: Caio Blat, Letícia Colin, Emílio de Mello. Sinopse: Bruno e Amanda se conhecem durante um voo Rio-São Paulo. Ela é uma publicitária paulista bem sucedida, ele, um promissor artista plástico carioca que está tentando se encontrar. Os dois vivem um romance a distância cheio de desafios. Duração: 100 minutos. Classificação: 14 anos.
EM UM PÁTIO DE PARIS
[Dans La Cour, França, 2014], de Pierre Salvadori (Mares Filmes). Gênero: comédia. Elenco: Catherine Deneuve, Gustave Kervern, Féodor Atkine. Sinopse: Antoine está muito desanimado para continuar tocando em sua banda e decide procurar uma ocupação. Sem experiências, ele consegue um emprego como zelador em um antigo prédio de Paris e desenvolve uma forte amizade com a recém-aposentada, Mathilde. Duração: 97 minutos. Classificação: 14 anos.
MARCAS DA ÁGUA
[Watermark, Canadá, 2013], de Jennifer Baichwal, Edward Burtynsky (Espaço Filmes). Gênero: documentário. Sinopse: Todo ser vivo necessita de água. Nós, humanos, interagimos com ela em uma miríade de formas, várias vezes ao dia. Mas com que frequência consideramos a complexidade dessa interação? Marca d’Água reúne diversas histórias de todo o mundo sobre nossa relação com a água. Duração: 90 minutos. Classificação: Livre.
EDUARDO COUTINHO, 7 DE OUTUBRO
[Brasil, 2014], de Carlos Nader (Espaço Filmes). Gênero: documentário. Sinopse: Uma entrevista, uma tarde, uma locação, um único personagem. Partindo das “prisões que libertam” no documentário Coutiniano, é a vez de inverter o jogo e ver o maior entrevistador do cinema brasileiro em frente às câmeras. “Eduardo Coutinho, 7 de outubro” é um documentário que coloca o cineasta diante de sua própria equipe para um entrevista conduzida por Carlos Nader. Duração: 112 minutos. Classificação: 12 anos.
NO MEIO DO RIO, ENTRE AS ÁRVORES
Estreia somente em São Paulo [Brasil, 2010], de Jorge Bodanzky (Raiz Distribuidora). Gênero: documentário. Sinopse: Resultado de uma expedição ao Alto Solimões, onde foram ministradas oficinas de vídeo, circo e fotografia às comunidades ribeirinhas, dentro de reservas ambientais. O filme é feito por eles, a partir da tecnologia recém aprendida e com a visão “de dentro para fora”, sem intérpretes. Duração: 70 minutos. Classificação: Livre.