Sessão Nostalgia #7: Topo Gigio
Stenlånd Leandro
Meus amados leitores…Hoje chegamos a um personagem lindo. Hoje teremos em nossa sessão nostalgia nada menos que a figura mais fofa que já foi criada até então: Topo Gigio.
Para quem não sabe o personagem Topo Gigio foi criado em 1958 pela italiana Maria Perego, ele tinha aproximadamente 20 centímetros de altura. No Brasil o personagem apareceu pela primeira vez no programa Mister Show, na Rede Globo, em 1969, alguém ai lembra disso? Pois é!!! Ele dividia a telinha com o humorista Agildo Ribeiro. Os dois, boneco e ator, viraram mania nacional. Uma infinidade de produtos foram lançados com a estampa do ratinho. Agildo fazia o papel do adulto que educa uma criança e Topo Gigio era essa criança adorável. Agildo perguntava “Já escovou os dentinhos” e Topo Gigio respondia com seu sotaque característico “djááá”
No programa, o ratinho manipulado por Laert Sarrumor e Agildo protagonizavam esquetes enquanto cantarolavam “Meu limão, meu limoeiro”, entre outras músicas. As crianças esperavam ansiosas pelo momento em que o boneco, no final do programa, pedisse “um beijinho de boa noite” com seu sotaque italiano e balançando a perninha.
Além das histórias protagonizadas pelo ratinho, o programa contou com a participação de artistas como Elisangela e o grupo The Fevers. Topo Gigio revelou Agildo Ribeiro como humorista e gerou uma série de produtos como gibis e brinquedos com o ratinho simpático.O ratinho também ganhou um desenho animado.
Um outro detalhe importante é que o programa causou um certo alvoroço quando alguns psicólogos e educadores acusaram o personagem de só incentivar o lado bom das crianças, deixando de lado a agressividade e a maldade, necessárias para equilibrar a formação da personalidade infantil. A série deixaria a TV brasileira em 1971.
Em 1983, o personagem voltou à TV, dessa vez na TV Bandeirantes com o programa Boa Noite Amiguinhos, que passou despercebido. Em 1987, nova tentativa, agora com um novo companheiro para Topo Gigio, o ator Roberto Petráglia.
Novamente não houve a repercussão esperada e o personagem foi novamente retirado do ar.
Em 2000, a Rede Globo tentou trazer o boneco de volta, dessa vez dentro do programa Zorra Total, mas desistiu diante dos altos custos que a empresa italiana, detentora dos direitos do personagem, pediu para liberar Topo Gigio.
Mas o que posso dizer é que fui presenteado com este personagem lindo, eu tinha apenas 6 aninhos, mas assistia, me lembro vagamente.
Topo Gigio adorava cantar e dançar, especialmente a música Meu Limão Meu Limoeiro, e sempre no final do programa aparecia de pijama e toca e rezava para dormir, ensinando as crianças a rezar também, que fofo né?
VOCES SABIAM?
No Ceará existe uma escola que se chama Topo Gigio em homenagem a este ratinho que encantou gerações? (Acessem e vejam por sí próprios: http://colegiotopogigio.com.br)
Pois é galerinha, que saudades, meus olhos lacrimejam enquanto escrevo tais palavras.