Cine Ceará | “Cordilheiras no Mar” e “NN” ganham destaque no 4º dia do evento
Larissa Bello
Jorge Furtado, diretor de “Real Beleza”, e o ator Francisco Cuoco estarão no hotel Mareiro para debater o filme
A Mostra Competiviva Ibero-Americana de Longa-Metragem deste domingo começa às 18h30 com “NN”, de Héctor Gálvez, que fala sobre a fotografia de uma moça encontrada no bolso da roupa de um corpo não identificado (“NN – non nomine”) de um homem desaparecido durante os anos 80. O segundo destaque da noite é “Cordilheiras no Mar: a Fúria do Fogo Bárbaro”, de Geneton Moraes Neto, documentário sobre um encontro entre o diretor (então estudante de cinema) e Glauber Rocha, em Paris, no início de 1981. Os diretores dos dois filmes estarão presentes na exibição no Cineteatro São Luiz.
O diretor de “Real Beleza”, Jorge Furtado, estará no debate das 10h no hotel Mareiro, assim como o ator Francisco Cuoco. Marcos Attila, fotógrafo do filme “O Olhar do Século”, também participará da discussão sobre os filmes exibidos hoje.
Os curtas “Rua dos Vagalumes”, de Camila Vieira, “De Terça para Quarta”, de Victor Costa Lopes, e “Citopígeo”, do grupo muscial Chinfrapala, serão exibidos no Cinema do Dragão do Mar/Fundação Joaquim Nabuco durante a Mostra Olhar do Ceará, às 14h. Ainda no Dragão do Mar, às 18h, começa a Mostra Novo Cinema Espanhol com os longas “A Paixão de Judas”, de David Pantaleón, e “Nem Tudo é Vigília”, de Hermes Paralluelo. O filme de Pantaleón se baseia na tradição de alguns lugarejos espanhóis e latino-americanos de apredejar um boneco de Judas na época da Páscoa, a chamada Malhação de Judas; o de Paralluelo, por sua vez, fala sobre um casal de idosos que precisa contemplar a possibilidade de viver em um asilo para que consigam cuidar um do outro.