Califórnia | Primeiro longa de ficção de Marina Person ganha trailer
Wilson Spiler
Ao acompanhar sua protagonista Estela, uma adolescente de 17 anos em 1984, Califórnia resgata as experiências vividas pela geração dos anos 80, da qual a diretora Marina Person faz parte.
“Quando escrevi meu primeiro longa-metragem de ficção, Califórnia, minhas motivações se baseavam na necessidade que eu sinto de contar o que minha geração viveu nos anos 80. A abertura política no Brasil depois de 20 anos de ditadura, as primeiras experiências sexuais em tempos de AIDS, o pós-punk que florescia no mundo, o rock brasileiro que desabrochava. Tudo visto através do ponto de vista de uma garota de 17 anos.”, explica Marina.
A trama se desenrola em São Paulo e, sendo um filme de época, foram buscadas locações que preservam o estilo da década de 1980 e acontecimentos que remetem ao período, como a campanha pelas Diretas Já, o surgimento de bandas de rock nacionais, o figurino surfwear, a cultura New Wave, os darks. Toda a caracterização utilizada como forma de expressão foi resgatada. Por ser um filme sobre adolescentes na década de 80, buscou-se inspiração na estética dos filmes dessa época. Ao falar do adolescente de ontem, Califórnia quer se comunicar, também, com adolescentes de hoje, mantendo um diálogo direto, aberto e, principalmente, sincero.
Califórnia integra a Premiére Brasil (competição longa de ficção) do Festival do Rio e estará na programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Filme estreia em circuito nacional no dia 03 de dezembro.
TRAILER:
TRILHA SONORA
A música tem papel fundamental nessa ambientação dos anos 80. A trilha sonora é toda composta por artistas e bandas da época, tanto nacionais quanto estrangeiras. Não há o uso de trilha incidental, toda música vem de cancões de The Cure, David Bowie, New Order, Echo and The Bunnymen, Joy Division e as brasileiras Titãs, Paralamas, Metrô, Kid Abelha.
SESSÕES DO FESTIVAL DO RIO:
05/10 –Cinépolis Lagoon – 22h30 (Premiere Brasil, sessão para convidados)
06/10 – Cine Odeon às 16h – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro(Sessão com Debate)
07/10 – Kinoplex São Luiz 2 – 10h30
07/10 – Kinoplex São Luiz 2 – 21h30
SINOPSE
O ano é 1984. Estela vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades; tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará, definitivamente, sua forma de ver o mundo.
ELENCO
Clara Gallo, Caio Horowicz, Caio Blat, Livia Gijon, Letícia Fagnani, Giovanni Gallo. Participações especiais: Paulo Miklos, Virginia Cavendish, Gilda Nomacce
FICHA TÉCNICA
CALIFÓRNIA, Brasil, 2015, DCP, cor, ficção, drama, 90 minutos.
Direção: Marina Person
Produção: Gustavo Rosa de Moura, Carmem Maia, Regina Jehá, Marina Person
Roteiro: Marina Person, Mariana Veríssimo, Francisco Guarnieri
Produção executiva: Giulia Setembrino
Direção de fotografia: Flora Dias
Montagem: Bernardo Barcellos
Direção de arte: Ana Mara Abreu
Figurino: Leticia Barbieri
Maquiagem: Anna Van Steen
Preparação Elenco: Luiz Mário Vicente
Direção de produção: Farid Tavares
Som direto: Gustavo Zysman Nascimento
Desenho de som: Daniel Turini, Fernando Henna
Produção: Mira Filmes
CoProdução: Lauper Films
Distribuição: Vitrine Filmes
Classificação indicativa: 14 anos
MARINA PERSON
Diretora, apresentadora de TV e atriz, Marina Person se formou em cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Foi assistente de direção, assistente de câmera e assistente de som em filmes de curta e longa-metragem antes de dirigir “Person”, documentário sobre seu pai, o cineasta Luiz Sergio Person, que teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Locarno (Suíça), e recebeu menção honrosa no Festival de Cinema de Trieste, na Itália.
Como atriz participou de “Bens Confiscados”, de Carlos Reichenbach, e “O Casamento de Romeu e Julieta”, de Bruno Barreto, entre outros. Em 2016 estreia como protagonista no filme “Canção da Volta”, ao lado de João Miguel, com direção de Gustavo Rosa de Moura.
Na TV, foi apresentadora da MTV durante 18 anos, em diversos programas como “Cine MTV”, “Menina Veneno”, “Contato MTV”, “Neura MTV” e “Top Top”. Também apresentou o “Metrópolis”, da TV Cultura, e “O Papel da Vida”, do Canal Brasil.
Atualmente está no ar com o programa “Cinedrops”, na rádio Estadão, e tem um canal de culinária no YouTube, “Marinando”. Califórnia marca sua estreia na direção de longa-metragem de ficção.