Estreias da semana nos cinemas (12/11)

Wilson Spiler

Entramos em novembro e o fim de semana promete para os cinéfilos de plantão! Preparem os bolsos, porque opções entre as estreias não faltam! Vamos à elas?

“Aliança do Crime”, com um Johnny Depp irreconhecível, Dakota Johnson e Benedict Cumberbatch, a comédia/terror “Como Sobreviver a um Ataque Zumbi” e o terror teen “Amizade Desfeita” devem dominar grande parte do público. Mas pensa que é só isso? Na-na-ni-na-não!

O cinema europeu traz diversos representantes! “Capital Humano” (França/Itália), “Dois Homens Contra uma Cidade” (França/Bélgica/Argélia/Estados Unidos), “As Mil e Uma Noites – Volume 1” (Portugal/Alemanha/França/Suíça), “Hipócrates” (França) e a animação “O Reino Gelado 2” (Rússia) são as estreias do Velho Continente.

As produções brasileiras também vêm aos montes. As estreias de “Orfãos do Eldorado”, com Dira Paes e Daniel de Oliveira, “#garotas – O Filme”, “Se Deus Vier que Venha Armado”, “Os Maias – Cenas da Vida Romântica”, “Caminho de Volta” e “Condado Macabro” mostram um lado do cinema tupiniquim – tão recheado de comédias rasas – poucas vezes visto na telonas.

Com tantas opções, fica até difícil decidir o que ver, né? Então confira abaixo todas as estreias, com suas respectivas fichas técnicas, seus trailers e críticas. Faça a sua escolha e boa diversão! 😉

ORFÃOS DO ELDORADO

[Orfãos do Eldorado, Brasil, 2015], de Guilherme Coelho (Downtown). Gênero: drama. Elenco: Dira Paes, Daniel de Oliveira. Sinopse: Surpreendido pela inesperada morte de seu pai, Arminto vê-se obrigado a assumir os negócios da família, que no passado fez fortuna com o transporte de mercadorias pelo Rio Amazonas. Aos poucos, no entanto, ele é consumido pelos fantasmas do passado e por suas grandes paixões: Florita, a mulher que o criou, e Dinaura, cantora cuja aparição na cidade fulmina sua vida como um relâmpago. Baseado no romance de Milton Hatoum. Duração: 96 minutos. Classificação: 16 anos.

::: LEIA NOSSA CRÍTICA :::

ALIANÇA DO CRIME

[Black Mass, Estados Unidos, 2015], de Scott Cooper (Warner). Gênero: policial. Elenco: Johnny Depp, Dakota Johnson, Benedict Cumberbatch. Sinopse: Na região sul de Boston nos anos 1970, o agente do FBI John Connolly convence o Mafioso irlandês James “Whitey” Bulger a colaborar com o FBI e eliminar um inimigo comum: a máfia italiana. O drama conta a história verdadeira desta aliança inusitada, que saiu do controle, permitindo que Whitey descumprisse leis impunemente, consolidasse seu poder e se tornasse um dos gângsteres mais cruéis e poderosos da história de Boston. Duração: 122 minutos. Classificação: 16 anos.

::: LEIA NOSSA CRÍTICA :::

CAPITAL HUMANO

[Il Capitale Umano, França, Itália, 2014], de Paolo Virzì (Imovision). Gênero: drama. Elenco: Fabrizio Bentivoglio, Valeria Golino, Valeria Bruni Tedeschi. Sinopse: Os destinos das duas famílias estão irrevogavelmente ligados depois de um ciclista ser atropelado por um jipe na noite anterior da véspera de Natal. Duração: 109 minutos. Classificação: 16 anos.

::: LEIA NOSSA CRÍTICA :::

#GAROTAS – O FILME

[Brasil, 2015], de Alex Medeiros (Downtown/Paris). Gênero: drama. Elenco: Giovana Echeverria, Barbara França, Jeyce Valente. Sinopse: Beth, Milena e Carina são três amigas universitárias que já compartilharam as baladas mais insanas do Rio de Janeiro. Após morar um ano fora, Beth volta na véspera do Ano Novo, decidida a mudar de vida e crescer. Incapazes de aceitar a nova fase da amiga, Carina e Milena aparecem de surpresa na sua casa com uma pequena multidão em busca de farra. Antes do amanhecer, segredos serão revelados, amizades serão testadas, corações serão partidos e lágrimas (e outros fluidos corporais) serão derramadas. Duração: 100 minutos. Classificação: 16 anos.

::: LEIA NOSSA CRÍTICA :::

COMO SOBREVIVER A UM ATAQUE ZUMBI

[Scouts Guide to the Zombie Apocalypse, Estados Unidos, 2015], de Christopher Landon (Paramount Pictures). Gênero: comédia. Elenco: Tye Sheridan, Logan Miller, Halston Sage. Sinopse: Três escoteiros amigos de infância reúnem forças com uma garçonete jogo duro para virarem o maior time de heróis. Duração: 93 minutos. Classificação: 14 anos.

::: LEIA NOSSA CRÍTICA :::

HIPÓCRATES

[Hippocrates, França, 2014], de Thomas Lilti (Bonfilm). Gênero: comédia dramática. Elenco: Vincent Lacoste, Reda Kateb, Jacques Gamblin. Sinopse: Benjamin tem certeza que será um grande médico, mas sua primeira experiência como residente é um fracasso. O pai, também médico, não o ajuda, o parceiro estudante demonstra ser muito mais hábil e a responsabilidade pesa. Sob pressão, Benjamin testa seus limites e encara a vida adulta. Duração: 102 minutos. Classificação: 12 anos.

::: LEIA NOSSA CRÍTICA :::

SE DEUS VIER QUE VENHA ARMADO

[Brasil, 2015], de Luis Dantas (Pandora). Gênero: drama. Elenco: Vinicius de Oliveira. Sinopse: Damião, um presidiário de 23 anos, que ganha o benefício da saída temporária da cadeia por conta do Dia das Mães. Ele tem 72 horas de liberdade e vai visitar o irmão, Josué, um mecânico evangélico, que está prestes a se casar, mas também tem uma missão a cumprir para o crime organizado. Duração: 87 minutos. Classificação: 16 anos.

::: LEIA NOSSA CRÍTICA :::

AMIZADE DESFEITA

[Unfriended, Estados Unidos, 2015], de Levan Gabriadze (Universal). Gênero: terror. Elenco: Shelley Hennig, Moses Jacob Storm, Renee Olstead. Sinopse: Após Laura ter um vídeo íntimo exposto na internet, ela comete suicídio na própria escola. Um ano depois, seus ex-colegas de classe fazem uma conversa online e descobrem que há uma pessoa estranha no bate-papo. Duração: 83 minutos. Classificação: 16 anos.

::: LEIA NOSSA CRÍTICA :::

OS MAIAS – CENAS DA VIDA ROMÂNTICA

[Brasil, 2015], de João Botelho (ArtHouse). Gênero: romance. Elenco: Maria Flor, Graciano Dias, André Gonçalves. Sinopse: Carlos da Maia regressa a Lisboa no Outono de 1875, para grande alegria do avô.  A vida ociosa do médico aristocrata, invariavelmente acompanhado pelo seu par amigo, o génio da escrita e de obras“inacabadas”, o manipulador João da Ega leva-o a ter amigos, amantes e ao dolce fareniente. Até que se apaixona de verdade por uma mulher bela e cheia de mistérios. A vertigem: paixão louca para lá dos negrumes do passado, um novo e mais negro precipício, o incesto. Mesmo sabendo que Maria Eduarda é a irmã, a paixão de Carlos não morre e vai ao limite. Duração: 134 minutos. Classificação: 16 anos.

::: LEIA NOSSA CRÍTICA :::

CAMINHO DE VOLTA

[Caminho de volta, Brasil, 2015], de José Joffily, Pedro Rossi (Vilacine). Gênero: documentário. Sinopse: André é brasileiro, tem 45 anos e há 20 vive em Londres (Inglaterra). Maria do Socorro também é brasileira, tem 87 anos e há 25 vive em Nova Jersey (EUA). Os dois acalentam o desejo de voltar a viver no Brasil, mas o país que se deixou não é o mesmo para onde se volta. Nem você é o mesmo que partiu. O caminho de volta é tortuoso e incerto. Ninguém se banha duas vezes na mesma água do rio. Duração: 76 minutos. Classificação: 10 anos.

::: LEIA NOSSA CRÍTICA :::

DOIS HOMENS CONTRA UMA CIDADE

[La Voie de l’ennemi, França, Bélgica, Argélia, Estados Unidos, 2014], de Rachid Bouchareb (Tucuman). Gênero: drama. Elenco: Forest Whitaker, Harvey Keitel, Ellen Burstyn. Sinopse: William Garnett é libertado da prisão após cumprir a sua pena em uma pequena cidade do Novo México, nos Estados Unidos. Graças à fé muçulmana recém-adquirida e ao seu comportamento exemplar, ele recebe a ajuda de uma agente penitenciária para recomeçar a vida. Porém o passado de Gernett logo voltará a perturbá-lo e a vingança será implacável. Duração: 120 minutos. Classificação: 12 anos.

::: LEIA NOSSA CRÍTICA :::

CONDADO MACABRO

[Condado macabro, Brasil, 2015], de Marcos DeBrito, André de Campos Mello (Elite Filmes). Gênero: terror. Elenco: Leonardo Miggiorin, Bia Gallo, Rafael Raposo, Francisco Gaspar, Paulo Vespúcio. Sinopse: Cangaço, um palhaço com o rosto e mãos cobertos de sangue, está algemado em uma sala onde é interrogado por Moreira, o investigador de uma pequena cidade do interior. O homem, que praticava pequenos delitos pelo centro com seu comparsa Bola 8, é o principal suspeito dos crimes hediondos que ocorreram em uma casa próxima da floresta. A residência fora alugada por cinco jovens que resolveram passar o feriado na cidade. Enquano Lena tenta conquistar Théo, Beto investe suas cantadas em Mari. Ao passo que essas relações se estreitam, Vanessa desaparece e outros personagens encorpam as reviravoltas da trama. Duração: 117 minutos. Classificação: 18 anos.

::: LEIA NOSSA CRÍTICA :::

O REINO GELADO 2

[Snow Queen 2, Rússia, 2014], de Aleksey Tsitsilin (California Filmes). Gênero: animação. Elenco: Rafael Vitti, Isabella Santori. 3D. Sinopse: Depois da vitória sobre a Rainha da Neve, os trolls desenvolveram um gosto pela liberdade. Tendo desempenhado um papel importante no triunfo, o troll Orm tornou-se um herói para todos. Mas isso não é o suficiente para ele. Comicamente exagerando suas façanhas e realizações, ele cria uma teia de mentiras, alegando que ele, pessoalmente, derrotou a Rainha da Neve, e que está destinado a se casar com a princesa e herdar um grande poder e riquezas… Mas até onde as histórias de Orm vão levá-lo? Duração: 78 minutos. Classificação: Livre.

::: LEIA NOSSA CRÍTICA :::

AS MIL E UMA NOITES – VOLUME 1

[Portugal, Alemanha, França, Suíça, 2015], de Miguel Gomes (Tucuman). Gênero: drama. Elenco: Miguel Gomes, Carloto Cotta, Adriano Luz. Sinopse: Em Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade onde está inserido. Mas incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge covardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade. Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país. Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso, Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes. Duração: 93 minutos. Classificação: 12 anos.

::: CRÍTICA EM BREVE :::

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN