Crítica de Filme | Alvin e Os Esquilos: Na Estrada
Alyson Fonseca
Em 2007, Alvin e os Esquilos virou um fenômeno global para fãs de todas as idades, se tornou um filme live action do cinema unindo comédia e contemporaneidade. Na temporada de filmes blockbusters de Natal, ele arrecadou 350 milhões de dólares em todo o mundo. Todo este sucesso não parou por aí, com a estreia de Alvin e Os Esquilos 2 (2009) e Alvin e Os Esquilos 3 (2011), que arrecadaram US$ 440 milhões e US$ 342,6 milhões, respectivamente. O compositor Dave Seville transformou os esquilos Alvin, Simon e Theodore em verdadeiros astros do pop.
Em Alvin e Os Esquilos: Na Estrada, que estreia nesta quinta-feira (24/12), ao retornar para casa, Dave (Jason Lee) encontra uma festa surpresa organizada por Alvin (Justin Long), Simon (Matthew Gray Gubler) e Theodore (Jesse McCartney) para recepcioná-lo. É claro que o evento sai do controle, gerando inúmeras confusões. Irritado com o ocorrido, Dave avisa que viajará para Miami em breve e que deixará os jovens esquilos sob os cuidados de uma vizinha (Jennifer Coolidge). Só que, por acaso, os esquilos encontram em uma sacola um anel de noivado. Acreditando que Dave irá pedir a namorada Samantha (Kimberly Williams-Paisley) em casamento, Alvin e seus irmãos elaboram um plano para que o noivado não aconteça, já que acreditam que Dave possa abandoná-los. Quem irá ajudá-los nesta jornada é Miles (Josh Green), o filho de Samantha, que também não quer que eles se casem.
É bem verdade que os dois últimos filmes da franquia foram fracos, mas a Fox encontrou alguma solução para reencontrar a magia e conseguiu em Alvin e Os Esquilos: Na Estrada. O filme gira mais em torno de Alvin e seus irmãos, enquanto as Esquiletes se ausentam para serem juradas do realityAmerican Idol. É o possível casamento de Dave com Samantha que começam os problemas com os bichinhos, não por ela, mas pelo seu filho, Miles. O futuro irmão dos esquilos não os deixam em paz, com medo de sofrerem bullying pelo resto da vida, os esquilos decidem ir ao encontro de Dave para acabar com a ideia de casamento.
Quem é acostumado a assistir filmes infantis sabe que a viagem é a oportunidade certa para transformar inimigos em grandes e inseparáveis amigos. Mas, o espectador também vai curtir essa inocência apresentada no roteiro. Além do medo do casamento entre Dave e Samantha, outra figura entra em cena para unir ainda mais os protagonistas: o agente do Céu Suggs (Tony Hale), que assume o posto de vilão que até o momento era exclusivo do personagem Ian (David Cross) na franquia.
Alvin e os Esquilos: Na Estrada é garantia confirmada para as férias do fim de ano. O filme é para um público definido e procura agradar às crianças, mas não impede dos pais levar suas crias para o cinema e curtir juntos. A sequência tem a boa intenção e deixa uma mensagem sobre a aceitação dos diferentes tipos de família.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
Título Original: Alvin and the Chipmunks: The Road Chip
Ano: 2015
Estreia: 24/12/2015
Gênero: Animação, Comédia, Famila
Duração: 86 min.
Roteiro: Janice Karman, Randi Mayem Singer, Ross Bagdasarian
Direção: Walt Becker
Elenco: Jason Lee, Tony Hale, Kimberly Williams-Paisley, Justin Long, Matthew Gray Gubler, Jesse McCartney, Kaley Cuoco-Sweeting, Anna Faris, Christina Applegate
Distribuição: Fox Film do Brasil