‘Sonho de Uma Noite de Verão’ no Projeto Shakespeare nas Praças

Alan Daniel Braga

Em comemoração aos 450 anos de William Shakespeare, o grupo Farsacena estreia a sua versão para ‘Sonho de Uma Noite de Verão’ na próxima quarta-feira, dia 02/04, na Maré. A montagem faz parte do Projeto Shakespeare nas Praças, que, até maio, vai circular por espaços dos bairros de Vista Alegre, Madureira, Santa Teresa, Jacarepaguá, Pedra de Guaratiba, Guadalupe, Ilha do Governador, entre outros.
Vencedor dos editais Fomento a Cultura Carioca, da Prefeitura do Rio, e Arte nas Ruas, da Funarte, o projeto, que já existe há oito ano e já foi visto por cerca de 30 mil espectadores, também chegará, ainda no primeiro semestre, a praças de Itaguaí, Seropédica, Japeri, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Duque de Caxias e Niterói. A OPSIS Soluções Culturais, que produz o espetáculo, foi também uma das vencedoras do edital de ocupação do Teatro Glauce Rocha, onde o espetáculo irá aportar de agosto a novembro, sendo encenado na rua ou ao lado do teatro.
Na trama da comédia clássica, Teseu se prepara para casar com a rebelde Hipólita, mas antes é chamado para resolver uma disputa amorosa. Hérmia e Lisandro se amam, mas o pai dela, Egeu, não concorda com a ideia e quer forçá-la a se casar com Demétrio, que também a ama. Demétrio, por sua vez, é amado por Helena, amiga de Hérmia. Uma vez que Teseu decide o destino infeliz de Hérmia, ela e Lisandro decidem fugir para a floresta. Demétrio vai atrás com a ajuda de Helena. Os quatro irão se encontrar em meio a uma confusão que envolverá sátiros, ninfas, fadas e um grupo de atores amadores que ensaia uma peça para o casamento do duque.
O Projeto Shakespeare nas Praças dá continuidade ao trabalho do Farsacena, grupo que, há quinze anos, realiza espetáculos e oficinas em todo país, com mais de 60 prêmios no currículo. O espetáculo tem a direção de Monique Carvalho e Robson Sanchez e supervisão artística de Amir Haddad. A entrada é franca.
Para saber mais, acesse o site do projeto ou a página no Facebook.
programação
 
Clique na imagem ao lado e veja toda a programação do projeto.
 
Ficha técnica:
Texto original: William Shakespeare
Tradução e adaptação: Robson Sanchez
Direção geral: Monique Carvalho e Robson Sanchez
Supervisão artística: Amir Haddad
Musica original e Direção musical: Ruba
Melodia da música “Feitiço de Amor”: Rodrigo Viegas
Preparação vocal e arranjos: Bethi Albano
Preparação corporal e coreografias: Jaqueline Rangel
Figurinos: Juliana Prado
Caracterização: Matheus Pasticchi
Programador visual e Web design: Thiago Ristow
Versão da música “Botão”: André Siqueira
Direção de produção: Monique Carvalho
Produção executiva: Robson Sanchez
Assistente de produção: Fabiana Cid e Felipe Lobo
Colaboração: Gabriel Garcia e Michele Capri
Assessoria de Imprensa e Divulgação nas mídias Sociais: Gabriel Garcia
Técnico de som: Leandro Lobo
Contra regra: Felipe Lobobangu 1
Costureira: Dalva Furtado Vasconcelos
Elaboração e administração: Robson Sanchez
Encenação: Farsacena Cia. Teatral
Realização: Opsis Soluções Culturais
Elenco / Personagens
Agatha Duarte: Helena e Fada
Gabriel Garcia: Puck
Gustavo Damasceno: Teseu e Oberon
Luiza Debritz: Hérmia
Michele Capri: Hipólita e Titânia
Thiago Prado: Demétrio e Chico Flauta
Thiago Ristow: Lisandro e Justinho
Ricardo Damasceno: Botão
Rodrigo Viegas: Mestre Marmelo
João Guesser: Stand by
Duração do espetáculo: 60’

Alan Daniel Braga

Publicitário e roteirista de formação, foi de tudo um pouco: redator, produtor, vendedor, clipador, operador de som e imagem, divulgador, editor de vídeos caseiros, figurante e concursado. Crítico, irônico e um tanto piegas, é conhecido vulgarmente como Rabugento e usa essa identidade para manter um blog pouco frequentado (Teorias Rabugentas). Também mantém uma página no Facebook (Miscelânea Rabugenta), com a qual supre a necessidade de conhecer músicas, artistas e pessoas novas. Está longe de ser Truffaut, mas gosta de dar voz aos incompreendidos. (Acesse http://teoriasrabugentas.blogspot.com.br/ e curta https://www.facebook.com/MiscelaneaRabugenta)
NAN