CRÍTICA | ‘Invasão a Londres’ tem ótimos momentos, mas cai em clichês do gênero

Italo Goulart

Explosões, terrorismo, tiros, adrenalina, excesso de patriotismo e um protagonista imparável. Tudo isso está presente em Invasão a Londres (London Has Fallen), continuação de “Invasão à Casa Branca” de 2013, com a mesma fórmula de criação.

No melhor estilo filme americano, temos os vilões, que normalmente é um grupo que quer acabar com a paz mundial e temos os mocinhos que quase sempre são os EUA. Anos vem e vão e a única coisa que muda nesse padrão é a ameaça e quase nunca o salvador, e isso fica bem claro em mais esse filme de ação caracteristicamente feito para o público norte-americano. 

O primeiro-ministro britânico morre de forma inesperada e inexplicada. Um funeral de grande magnitude é programado em Londres, com a presença dos principais líderes mundiais. Ocasião perfeita para um ataque massivo de um grupo terrorista que tem a oportunidade de desestabilizar a política mundial. Com ataques sucessivos aos pontos turísticos da capital inglesa, traição na principal agência de segurança britânica e sem ninguém para confiar, MikeBanning (Gerard Butler) está na difícil missão de garantir a proteção de seu amigo e presidente dos EUA, Benjamin Asher (Aaron Eckhart).

London Has Fallen

Os pontos fortes de Invasão a Londres são a direção do estreante Babak Najifi e o roteiro de Creighton Rothenberger e Katrin Benedikt, que dão ao longa um clima tenso do início ao fim, com cenas de perseguição e de ação contínuas de tirar o fôlego. A produção consegue com maestria alcançar seu objetivo como um thriller de ação e diversão. Com alívios cômicos pontuais a cada sucesso, a dupla de protagonistas mostra que funciona bem junta.

O ponto fraco se dá pelos sofríveis efeitos especiais, que – pela falta de qualidade – acabam tirando o clima de seriedade e grandiosidade no desfecho de certas sequências. Apesar do uso de todos os clichês de filme do gênero, eles foram além: pecaram no discurso patriótico e no maniqueísmo usado de forma errada, anulando totalmente o ponto de vista dos “inimigos”.

TRAILER:

FICHA TÉCNICA:

Título original: London Has Fallen

Gênero: Ação

Direção: Babak Najafi

Roteiro: Christian Gudegast, Creighton Rothenberger, Katrin Benedikt

Elenco: Aaron Eckhart, Alon Aboutboul, Andrew Pleavin, Angela Bassett, Bryan Larkin, Charlotte Riley, Colin Salmon, David Olawale Ayinde, Dilyana Bouklieva, Gerard Butler, Jackie Earle Haley, Jorge Leon Martinez, Mehdi Dehbi, Melissa Leo, Michael Wildman, Morgan Freeman, Patrick Kennedy, Philip Howard, Radha Mitchell, Robert Forster, Sean O’Bryan, Shivani Ghai, Waleed Zuaiter

Produção: Alan Siegel, Danny Lerner, Gerard Butler, Les Weldon, Mark Gill

Fotografia: Ed Wild

Montador: Paul Martin Smith

Trilha Sonora: Trevor Morris

Duração: 99 min.

Ano: 2015

País: Estados Unidos / Reino Unido

Cor: Colorido

Estreia: 07/04/2016 (Brasil)

Distribuidora: Diamond Filmes

Estúdio: Gerard Butler Alan Siegel Entertainment / LHF Film / Millennium Films

Italo Goulart

NAN