CRÍTICA | ‘A Senhora da Van’ é uma comédia divertida, graciosa e agradável de assistir
Victor Diniz
Comédias baseadas em histórias reais vem fazendo sucesso ultimamente. “Os Intocáveis” é um exemplo e demonstra que, por mais triste que a história seja, não deixa de ter a sua beleza.
Em A Senhora da Van (The Lady in the Van), Mary Shepherd (Maggie Smith) é uma moradora de rua e reside em sua velha van, no meio da avenida na cidade de Camden Town na Inglaterra, na década de 70, os vizinhos se incomodam com a sua presença e desejam que ela se retire da rua, o único que se comove e tenta ajudar a pobre mendiga é o escritor Alan Bennett (Alex Jennings) que está passando por uma crise e não sabe sobre o que escrever, constantemente tendo discussões internas sobre o que gravar no papel. O que Alan não imagina é que a senhora Shepherd tem muito mais a revelar.
O humor transmitido é interessante e traz momentos cômicos marcantes, até o momento em que chega a curiosidade sobre o motivo da personagem moradora de rua chegar até ali. A junção dos personagens de Alex Jennings e Maggie Smith chama a atenção justamente por serem tão diferentes. A atuação dele, por sinal, se destaca no longa, narrando e guiando, contando a história do seu ponto de vista e usando a idosa em uma de suas obras.
Maggie Smith tem a atuação respeitável e consegue exuberar o carisma na sua personagem ranzinza, exalando a comicidade necessária para tirar boas gargalhadas do espectador. A obra não deixa de mostrar as características dos cidadãos ingleses e faz piada com isso durante o longa
No terceiro ato, o filme tenta balancear a comédia com o drama, tentando justificar a insanidade da Senhora Shepherd, mas não dá tão certo, ainda assim não tira o encanto e a graça da obra.
A Senhora da Van é uma comédia divertida, graciosa e agradável de assistir, encaixa o humor magnificamente enriquecendo o roteiro que não deixa pontas soltas.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
Título original: The Lady in the Van
Direção: Nicholas Hyner
Elenco: Maggie Smith, Alex Jennings
Distribuição: Sony Pictures
Data de estreia: qui, 07/04/16
País: Reino Unido
Gênero: Comédia
Ano de produção: 2015