CRÍTICA | ‘Mogli – O Menino Lobo’ é uma experiência agradável e nostálgica
Wilson Spiler
Baseado em “O Livro da Selva” (The Jungle Book), escrito pelo inglês Rudyard Kipling em 1894, Mogli – O Menino Lobo, que estreia nesta quinta-feira (14/04), é a mais nova adaptação da obra para o cinema. Antes tivemos versões em 1942, 1967 e 1994.
Dirigido por Jon Favreau (“Homem de Ferro” e “Chef”), Mogli – O Menino Lobo (2016) tem grandes referências à clássica animação de 1967, mas há detalhes bem diferentes aqui. Embora o cineasta tenha mantido a essência infantil do original, com a inocência da criança e a amizade dela com os animais, alguns momentos são bem mais assustadores no filme atual. O encontro do jovem com a cobra Kaa é espetacular. Com efeitos visuais deslumbrantes, o cenário é angustiante, levando-nos a crer que o pior poderia acontecer. O confronto entre o garoto e o tigre Shere Khan também é arrebatador. Isso sem falar da cena dos macacos.
O longa acerta também na manutenção de algumas músicas tradicionais do clássico. O trecho em que Mogli canta com Baloo a clássica “Somente o Necessário” (premiada com o Oscar de Melhor Canção Original em 1967) é divertidíssima e muito nostálgica (os mais velhos certamente vão se arrepiar). A trilha sonora é ainda um caso à parte: John Debney soube captar cada momento da projeção com maestria.
Visualmente, Mogli – O Menino Lobo é um filme fantástico. O 3D é, sem dúvidas, um dos melhores para produções do gênero, deixando no chinelo outros blockbusters que se utilizam do recurso. O CGI dos animais com o personagem principal é outro ponto positivo. A interação deles é completamente crível.
Em termos de atuação, Neel Sethi parece ter sido bem escolhido para o papel principal. O menino é carismático e tem desenvoltura. Embora seja inexperiente, domina o personagem. Como ponto negativo, a sessão exibida para a imprensa foi dublada, o que prejudicou uma melhor avaliação da atuação do garoto (não foi divulgado o nome do dublador do personagem). Aliás, esse foi o único deslize da versão em português. As outras vozes caíram bem nos personagens, com destaque para os trabalhos de Marcos Palmeira (Baloo), Dan Stulbach (Bagherah), Alinne Moraes (Kaa) e Thiago Lacerda (Shere Khan). Caso o cinéfilo prefira assistir no idioma original, os atores também são de primeira linha: Bill Murray, Ben Kingsley, Idris Elba, Lupita Nyong’o e Scarlett Johansson integram o elenco estelar.
A nova versão adaptada de Mogli – O Menino Lobo certamente vai levar um bom público aos cinemas e agradar à maioria que for assistir. Tanto crianças quanto adultos terão uma experiência agradável ao fim da exibição, ainda mais após a cena final que remete aos filmes mais nostálgicos possíveis de Sessões da Tarde da vida. Ah, fica a dica para assistirem aos créditos finais que são bem divertidos.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
Nome original: The Jungle Book
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Justin Marks, Rudyard Kipling
Elenco: Neel Sethi
Elenco de vozes (no original): Bill Murray, Ben Kingsley, Idris Elba, Lupita Nyong’o, Scarlett Johansson, Giancarlo Esposito, Christopher Walken, Garry Shandling, Brighton Rose, Emjay Anthony, Max Favreau, Chloe Hechter, Asher Blinkoff, Knox Gagnon
Elenco de vozes (dublado em português): Alinne Moraes, Júlia Lemmertz, Thiago Lacerda, Marcos Palmeira, Dan Stulbach, Tiago Abravanel
Fotografia: Bill Pope
Montagem: Mark Livolsi
Design de Produção: Christopher Glass
Figurino: Laura Jean Shannon
Música: John Debney
Estúdio: Fairview Entertainment, Moving Picture Company, Walt Disney Pictures
Produção: Jon Favreau, Brigham Taylor
Duração: 105 minutos
Gênero: Aventura, Drama
País de origem: EUA
Ano: 2016