CRÍTICA | Documentário ‘O Futebol’ dribla adversários e é o vencedor do festival ‘É Tudo Verdade’
Demétrius Carvalho
“O Futebol” tal qual o título homônimo, torna-se imprevisível. Sérgio Oksman, o diretor do longa mora e fez sua vida na Espanha. Seus amigos, filho e filmes do outro lado do oceano distanciaram seu pai por cerca de 20 anos e ele que se recorda da paixão e relação de ambos com o futebol, vê a copa do mundo no Brasil como ótimo pretexto para a reaproximação de ambos.
A ideia do diretor era uma ficção com o mote do reencontro de um pai e filho no caso encenado por eles mesmos em um país festivo pela realização da copa. Acontece que Sérgio encontrou um país com o clima estranho para a copa, a seleção do Brasil não ajudou e um fato na vida real altera não só a trama vinculada a Sérgio, como o desenrolar do filme.
Acabou que a obra de ficção transfigura-se em um documentário dos últimos dias de vida do descendente de poloneses nascido em Ourinhos-SP. Fosse ficção e já seria interessante mostrando a vida de um senhor na casa de seus setenta anos tendo ainda que dar duro para poder pagar as suas contas. O que inclui inclusive criar objeção para assistir algum jogo durante a copa por não poder se dar ao luxo de fechar o trabalho.Ao morador de São Paulo que habita a região da Santa Cecília, o aspecto familiar será ainda maior. A película é rodada quase em sua totalidade por essa região, exceto uma tomada no Pacaembu um ano antes da copa de quando decidem se encontrar durante os jogos e uma incursão à famosa zona leste de São Paulo para acompanharem um jogo pelo lado de fora do estádio.
A lacuna de 20 anos de convivência muitas vezes só pode ser quebrado com o futebol como tema. Seja por causa da seleção e alguma copa ou o Palmeiras do qual assistiam jogos juntos.
Algum álbum de figurinha guardado por todos esses anos, dúvidas sobre o que o pai fez quando saiu de casa e foi morar em um hotel (assim como o diretor) e o que aconteceu durante esse período de 2014 junto à ficção torna deste em um documentário sensível de alguém que não se reconhece em sua terra natal diante de seu pai.
As imagens e sons também ajudam e trazem esse ambiente magistral que credenciou o filme ao 21º festival internacional de documentários É tudo verdade/it’s all true e o fez vencedor do mesmo.
FICHA TÉCNICA
O Futebol
2015 | Brasil| Documentário | 70 min.
Sinopse: Sergio e seu pai, Simão, não se viram ao longo de 20 anos. A realização da Copa de 2014 no Brasil fornece ao filho, que mora na Espanha, um pretexto para conviver algum tempo com o pai, retomando seu antigo hábito de assistirem a jogos juntos, mantido quando o filho era garoto. Esta viagem poderá trazer, mais do que reconciliação, uma exploração em território desconhecido.