CRÍTICA | ‘Uma História de Loucura’ é tocante e nos aproxima de seus personagens

Marcello Alves

Uma História de Loucura (Une histoire de fou) com lançamento previsto para dia 21/04 é o novo filme do grande diretor francês Robert Guédiguian, responsável por obras-primas como “A cidade esta tranquila”(2000), “O último Mitterand”(2005) e o mais recente “As neves do Kilimanjaro”(2011). O diretor geralmente em seus filmes trata de temas sérios e extremos, e sempre nos transporta para as situações nos mostrando visões humanas e pessoais.

O longa se inicia nos contando um pouco da história do genocídio armênio que ocorreu durante e ao final da primeira grande guerra (o segundo genocídio mais estudado e conhecido da história, ao lado do holocausto nazista da segunda guerra), e o assassinato de um dos principais mandantes, Talat Paxá, por um sobrevivente do massacre em 1921.mv5bnzk2mdgyody0nf5bml5banbnxkftztgwnzc5oty2nte._v1_sx1102_sy725_Após isso, somos transportados para Marselha, na França, nos anos 80 e conhecemos Aran, um jovem de ascendência armênia que se revolta cada dia mais com seu povo por não lutarem pelo reconhecimento da culpa dos turcos no massacre, e com um sentimento de vingança se junta a um grupo “terrorista” e comete um atentado contra o embaixador turco em Marselha que acaba ferindo gravemente um inocente ciclista (Gilles Teissier).

Aran foge para Beirute e junta-se ao exército secreto pela libertação da Armênia, e a partir dai o filme se divide entre o drama vivido por Gilles, que acaba conhecendo a mãe de Aran e quer ir ao encontro de quem fez isso à ele, e alguns questionamentos e crise existencial de Aran, que sente o peso dos atos que comete, mesmo achando sua causa justa.

Uma história de loucura não tem momentos tocantes, mas ele inteiro transborda um sentimento que nos deixa grudados ao longa, e muito próximos dos personagens, além de também ter um ritmo intrigante. Guédiguian conseguiu mais uma vez surpreender com um filme que nos passa intensamente o sentimento de cada ação e ao mesmo tempo nos faz ficar na expectativa de cada reação. Além da bela e realista fotografia e trilha sonora pontual.


FICHA TÉCNICA

Título original: Une histoire de fou
Distribuição: Imovision
Data de estreia: qui, 21/04/16
País: França
Gênero: drama
Ano de produção: 2015
Duração: 134 minutos
Direção: Robert Guédiguian
Roteiro: Robert Guédiguian
Elenco: Simon Abkarian, Ariane Ascaride

Marcello Alves

NAN