CRÍTICA | ‘Espaço além – Marina Abramovic e o Brasil’ tenta encontrar conexões entre a arte e a espiritualidade

Demétrius Carvalho

Marina Abramovic não é uma artista convencional. Nascida na Sérvia (ex-Iugoslávia), começou o seu trabalho de “performer” ainda na década de 70 e se considera a vó da performance. Sua obra foi e talvez sempre seja controversa, mas o que não se pode negar em seu trabalho é a sua força provocadora tanto do público como de si mesmo visto que a artista não se conforma com a zona de conforto.

O que segue-se então diante dos olhos dos telespectadores é um documentário instigante sobre sua passagem pelo Brasil entre os anos de 2012 e 2015 em busca de experiências espirituais que passam por sessões espíritas, xamanismo, candomblé, vivência com cristais pelo Brasil. Marina diz não gostar das religiões mas sim da espiritualidade e é o que ela busca em tais encontros.

Aberta às experiências que aparecem em sua frente, ela entra nos rituais disposta a tudo, mas filosofa sobre o quanto a “ performance”  nas cerimoniais tem sua importância. Em sua experiência em particular, ela quer conectar toas as informações com a arte.

Marina diz durante o documentário que de certa forma busca curas interiores de processos submetidos no período e na verdade, essa cura interior é o que liga cada um dos “ credos”  visitados por ela e sua equipe.

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O documentário pode ser indigesto com imagens fortes de operações espirituais com incisões ou sua angústia passando mal sobre os efeitos da Ayahusca, mas no fundo, o que temos é uma artista que não se cansa de procurar novos caminhos e que tenta encontrar conexões entre a arte e a espiritualidade.

As belezas naturais e riquezas culturais do Brasil são mostradas do ponto de vista das pessoas simples que tentam se conectar com a natureza e termina com uma mostra sua em São Paulo, mais precisamente no Sesc Pompéia no ano de 2015. Ela então especula sobre a importância da arte e daí abro um parêntese à essa experiência do qual participei e inclusive escrevi sobre. Ela coloca as pessoas em uma metrópole caótica e barulhenta como São Paulo em total silêncio por 2h com fones de ouvido. Ela te coloca em rota de choque contra você mesmo no final das contas.

Embora bastante cético quando participei dessa vivência, descobri algumas coisas sobre meu próprio corpo que não havia tendo sucesso nem com minha fisioterapeuta e acredito que tudo vai depender muito da sua abertura para a percepção do mundo de Marina.

FICHA TÉCNICA

Distribuição: Elo Company

Data de estreia: qui, 19/05/16
País: Brasil
Gênero: documentário
Ano de produção: 2016
Duração: 86 minutos
Classificação: 14 anos
Direção: Marco Del Fiol

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
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