CRÍTICA | ‘Ponto Zero’ é uma obra que não causa indiferença
Giselle Costa Rosa
Ponto Zero fala sobre a difícil arte de se relacionar. Na colcha de retalhos que envolvem pais e filhos, o diretor José Pedro Goulart dá enfoque em como Ênio (Sandro Aliprandini), um menino de 14 anos, lida com a chegada da vida adulta.
O trabalho marcante de direção de arte (Valéria Verba) e de som (Kiko Ferraz e Christian Vaisz) somado a narrativa bem executada resultam em uma experiência a qual não estamos acostumados a ver no cinema brasileiro. O belo trabalho de direção de fotografia, por Rodrigo Graciosa, completa essa bem sucedida produção.
A ressalva fica por conta dos desvios que acabaram ocorrendo em meio à história e na não exploração das inquietações dos personagens como o pai do Ênio, vivido por Eucir de Souza, em uma atuação entregue, suscitando ao espectador um incômodo com o modo dele agir/ver a vida. Mesmo se perdendo um pouco na tentativa de lançar um novo olhar sobre uma adolescência com novos costumes e desajustes, Goulart consegue fazer pensar e refletir acerca de como vai sendo construída as relações entre pais e filhos, além do impacto causado pelas intempéries entre o casal aos filhos.
Então, temos Ênio, em meio ao fogo cruzado provocado pela crise no casamento dos pais, tendo que dar suporte emocional a sua mãe (Patrícia Selonk), uma dona de casa que se encontra totalmente instável e dependente. Os dias passam e ela fica em casa sofrendo cada vez mais pela ausência do marido, que prefere se refugiar no trabalho e nas amantes para não ter lidar com seus próprios fantasmas. Sufocado pelos problemas conjugais de seus pais, Ênio, acossado pela solidão, vai tentar encontrar uma válvula de escape. É nesse momento que as coisas complicam pra ele.
Sandro Aliprandini vivenciou com muita veracidade o seu papel. Em seu primeiro trabalho mais expoente, numa interpretação marcante, ele conseguiu uma indicação de Melhor Ator em Gramado 2015. Patrícia Selonk, com larga experiência no teatro, fez uma mãe um pouco acima do tom daquilo que o seu papel parecia pedir.
Gostando ou não, essa obra de Goulart, abordando a desestruturação familiar, não lhe causará indiferença.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título: Ponto Zero
Direção: José Pedro Goulart
Roteiro: José Pedro Goulart
Elenco: Sandro Aliprandini, Patrícia Selonk, Eucir de Souza, Nicolas Conceição, Thiago Ruffoni, Lisandro Belloto, Paulo Adriane, Carlos Azevedo, Luis Franke, Heinz Limaverde, João Carlos Carpendo, Camila Vergara, Giulia Perillo, Simone Telecchi, Luciana Domiciano e Larissa Tavares
Distribuição: Pandora Filmes
Gênero: Drama
Duração: 94 minutos
País: Brasil
Ano: 2015