CRÍTICA | ‘A Garota do Livro’ reflete sobre a busca pelos sonhos pessoais
Demétrius Carvalho
O longa americano A Garota do Livro (The Girl in the Book), que estreou na última quinta-feira (26), conta com a direção de Marya Cohn e Emily VanCamp (a Emily Thorne/Amanda Clarke do seriado “Revenge”) como a protagonista do drama.
Beirando os 30 anos, Alice Harvey (Emily VanCamp) é assistente de uma editora de livros e vai tendo uma vida insossa enquanto trabalha mentalmente com a realidade que lhe apontava como talento literário precoce. Para piorar o clima e as cobranças, seu pai é uma pessoa influente no meio literário. Parte de seu bloqueio criativo vem daí e de um antigo cliente de seu pai. Milan Daneker (Michael Nyqvist), um reconhecido escritor que se utiliza de meios nada convencionais, ou mesmo sórdidos para escrever seus romances e que se aproxima de Alice de uma forma além do que a paixão pela literatura aponta em sua conduta.
Passados muitos anos, ela precisa trabalhar no lançamento de um livro de Milan que desencadeia a luta de Alice com o seu passado e desestabiliza seu presente de tal forma que ela começa a destruir tudo o que tem à sua volta. Ciente da situação, ela resolve mudar e dar a volta por cima mesmo ferida.
A película tem 86 minutos e você vai sair do cinema com a sensação de que o filme possui exatamente o tamanho que deveria ter. Seu desenrolar mais lento da trama (com ares de filme europeu) é ponto fora da curva do frenético cinema do Tio Sam, mas que poderia cansar um pouco se fosse mais longo. Temos ainda um jogo de câmeras com closes e desfoques que, somados à uma interessante trilha sonora instrumental, deixa o espectador no clima, embora o figurino e as externas remetam a Nova York.
A Garota do Livro é daquelas produções que fazem as pessoas refletirem sobre suas respectivas vidas e a falta da busca pelos nossos sonhos por razões adversas. Boa pedida para quem gosta do gênero drama nas telonas.
TRAILER
FICHA TÉCNICA
Título original: The Girl in the Book
Gênero: Drama
Direção: Marya Cohn
Roteiro: Marya Cohn
Elenco: Ali Ahn, Ana Mulvoy-Ten, Andrew Hunt Gordon, Bianca Bauer, Christa Beth Campbell, Courtney Daniels, David Call, Emily VanCamp, Garlan Green, Jordan Lage, Josh Green, Lena Cigleris, Marissa Rose Gordon, Mason Yam, Michael Cristofer, Michael Nyqvist, Nancy Marlowe Gordon, Rachael Forster, Shirley Ephraim, Sofia Wilder, Talia Balsam, Violet Bailes
Produção: Gina Resnick, Kyle Heller
Fotografia: Trevor Forrest
Montador: Jessica Brunetto
Trilha Sonora: Will Bates
Duração: 86 min.
Ano: 2016
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 26/05/2016 (Brasil)
Distribuidora: Playarte Pictures
Estúdio: Varient