CRÍTICA | ‘Paz Para Nós em Nossos Sonhos’ é de uma beleza estarrecedora
Marcello Alves
Paz Para Nós em Nossos Sonhos é um longa lituano dirigido e estrelado por Sharunas Bartas, bastante conhecido e admirado principalmente em seu país e região por outros ótimos títulos. Com estréia prevista para 02/06, seu novo filme foi indicado e concorreu a diversos prêmios.
O drama existencial desperta continua curiosidade justamente por não deixar nada muito claro, motivos ou razoes para tudo o que acontece ou aconteceu, sequer são revelados os nomes dos personagens, mas o “mistério” e todo o clima do filme vai nos fazendo imergir de tal forma nos sentimentos engasgados, como se fossem vulcões próximos da erupção.
Sharunas interpreta um pai que parece distante e talvez desconectado da família nos tempos atuais, que resolve passar uns dias numa casa de campo com sua jovem filha de 16 anos e sua atual esposa, uma violinista que parece também em crise existencial.
A fotografia e estética do filme são perfeitas, deixando as paisagens e ambientes mostrados mais lindos ainda, junto ao som e ao clima das cenas e planos, praticamente podemos respirar o ar puro do campo ou sentir as gotas de chuva nas árvores.
Aos poucos vamos conhecendo alguns outros personagens, inclusive um garoto que vaga pelas florestas da região e furta um rifle com mira telescópica de caçadores. A partir dai algumas coisas vão acontecer.
A beleza estarrecedora e o clima de mistério seguem durante todo o longa, que é o tipo de filme que não da respostas prontas ou conclusivas mas tem mais a revelar e nos fazer sentir do que o que simplesmente é mostrado a cada cena, com uma primeira metade um pouco mais apreciativa e a segunda ja um pouco mais dialogada.
Mesmo que você não entenda algumas coisas de Paz Para Nós em Nossos Sonhos, ficará, no mínimo, boquiaberto com a beleza, a fotografia e sua profundidade. Destaque especial para as atuações intimistas e por vezes intensas das atrizes Lora Kmieliauskaite, e Ina Marija Bartaité, que por curiosidade é filha de Sharunas Bartas na vida real.
FICHA TÉCNICA