Projeto Ocupação Ethos Carioca: Os 25 anos da Cia dos Atores
Alan Daniel Braga
Estudo, colaboração e experimentação de novas possibilidades da cena teatral: esta era a proposta de um grupo de jovens atores quando, em 1988, resolveram se juntar para fundar uma companhia. Com enfoque na construção, Bel Garcia, César Augusto, Drica Moraes, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro – sob a direção do também ator Enrique Diaz – colocaram, então, os primeiros tijolos na Cia. dos Atores.
Com o tempo, o grupo estabeleceu a norma do relacionamento aberto, em que os artistas podem realizar trabalhos fora e podem receber artistas de fora. Assim, caminhou-se por diversas praias, seguiu-se por caminhos paralelos, mas sempre se manteve viva a proposta interna de pesquisa e renovação permanente da linguagem artística.
Em 2004, a companhia conseguiu uma sede de trabalho, localizada na Lapa. Ali, as paredes e portas abertas materializaram e demarcaram o território de uma bem sucedida experiência cultural que tem a seu favor diversos espetáculos montados, prêmios e uma carreira nacional e internacional reconhecida pela imprensa especializada do Brasil, Estados Unidos e Europa.
Hoje, ao celebrar a trajetória de 25 anos, a Cia dos Atores invade o Espaço Sesc com o Projeto Ocupação Ethos Carioca, que traz três trabalhos inéditos, oriundos de novas articulações artísticas entre a Cia e artistas convidados. O processo colaborativo, a provocação estética e o diálogo com o tempo presente, claro, estão presentes em todos os trabalhos.
O primeiro espetáculo, a estrear no dia 27, será “Conselho de Classe”, que conta com texto de Jô Bilac e direção de Bel Garcia e Susana Ribeiro. A trama gira em torno de uma reunião de professores que é desestabilizada pela chegada de um novo diretor. Este encontro faz eclodir dilemas éticos e pessoais em meio a decisões que se confundem nas relações de poder da instituição escolar. No sábado, 28, entra em cartaz o monólogo “LaborAtorial”, com dramaturgia de Diogo Liberano. Cercado por projeções em vídeo, Marcelo Valle interpreta a si mesmo, em reflexão sobre a vida na qual mistura realidade e ficção. Para fechar a programação, “Como Estou Hoje” estreia no dia 03, com texto e direção do coreógrafo João Saldanha. Em cena, Marcelo Olinto mergulha no mundo da moda para defender a ideia de que nossos hábitos se constroem também a partir do que vestimos.
Para mais informações sobre a companhia e o Projeto Ocupação Ethos Carioca, acesse o site oficial ou a página no Facebook da Cia dos Atores.
Ficha Técnica – Cia dos Atores 25 anos
Produção: Nevaxca Produções
Direção de produção: Tárik Puggina
Gerência de projeto: Carla Torrez Azevedo
Produção executiva: Luísa Barros
Administração financeira: Amanda Cezarina
Administração temporada: Luísa Barros
Coprodução: Treco Produções
Realização: Cia. dos Atores
Assessoria de imprensa: RPM Comunicação / Érica Avelar e Marina Avellar
Projeto gráfico: Radiográfico
Marketing Digital: QTAL DESIGN / Laura Limp
Operador de luz: Orlando Schaider
Direção de Palco: Leandro Brander
Camareira: Ligia Silva
Cia dos Atores – 25 anos:
Bel Garcia
Cesar Augusto
Gustavo Gasparani
Marcelo Olinto
Marcelo Valle
Susana Ribeiro
……..
Veja a Ficha Técnica e o Serviço de ‘Conselho de Classe’ no evento do Facebook.
Veja a Ficha Técnica e o Serviço de ‘LaborAtorial’ no evento do Facebook.
Veja a Ficha Técnica e o Serviço de ‘Como Estou Hoje’ no evento do Facebook.