CRÍTICA #1 | ‘O Lar das Crianças Peculiares’ é o filme mais peculiar do ano

Alyson Fonseca

Ransom Riggs é um escritor (best-seller) americano e cineasta que fez trabalhos em curtas-metragens para internet. Como escritor, Riggs inciou sua carreira com o tie-in, baseado no filme Sherlock Holmes, de Guy Ritchie,  The Sherlock Holmes Handbook.

CRÍTICA #2 | ‘O Lar das Crianças Peculiares’ é uma das obras mais divertidas de Tim Burton

Mas, só ganhou o sucesso, quando certa vez, escolheu curiosas fotografias vernaculares e procurou seu editor, da Quirk Books, solicitando o uso de alguns das fotografias em um livro de imagens. Por sugestão do editor, Riggs usou as fotografias como um guia para montar uma narrativa. Nascia a 0bra Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children. No Brasil, O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (Editora LeYa, 336 páginas, R$ 39,90) e que consagrou o autor na lista dos mais vendidos do concorrido The New York Times.

Nesta quinta-feira (29/10), chega aos cinemas brasileiros a adaptação O Lar das Crianças Peculiares, se consagrando como o filme mais peculiar do ano de 2016.

oldcp_001

Do visionário diretor Tim Burton, e baseado no romance best-seller, chega uma experiência cinematográfica inesquecível. Quando seu querido avô deixa para Jake pistas sobre um mistério que se estende por diferentes mundos e tempos, ele encontra um lugar mágico conhecido como O Lar das Crianças Peculiares. Mas o mistério e o perigo se aprofundam quando ele começa a conhecer os moradores e aprende sobre seus poderes especiais… e seus poderosos inimigos.

A figura de Tim Burton (Os Fantasmas se Divertem), é a das mais reconhecíveis e famosas do cinema contemporâneo. Burton, levou para as telonas, esquisitices mais fantásticas do cinema mundial. Aqui ele traz uma potência franquia de filmes para os poderosos estúdios FOX. Em O Lar das Crianças Peculiares, o cineasta consegue agradar dos fãs de Harry Potter a X-Men.

Os peculiares são crianças dotadas de poderes especiais. Um menino invisível que gosta de ficar nu, uma meiga e doce menina com a força do incrível Hulk, um garoto que anima seres inanimados, uma jovem capaz de queimar tudo o que toca, a mocinha que de tão leve que é, precisa calçar botas de chumbo e a guardiã das crianças, que se transforma no falcão-peregrino.

oldcp_capa_bc

Na construção do perfil dos personagens, dotados de poderes que, no fundo, lembram os poderes dos conhecidos super-heróis, tem um motivo, é que a roteirista, Jane Goldman é a responsável pelos roteiros de X-Men: Primeira Classe e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Por isso que agradará os fãs da franquia dos dos heróis mais políticos da Marvel. Mas, o espectador não precisa se preocupar, pois a essência dessa produção pertence ao gênero de fantasia, que tem o mesmo ar da saga Harry Potter. Para os saudosos, o orfanato, lembra o castelo de Hogwarts. Asa Butterfield (A Invenção de Hugo Cabret) lembra um Harry Potter sem carisma, mas com o perfil genérico para atuar numa produção fantástica. Moldado por Burton, o que beneficia muito o jovem ator.

O ponto negativo do filme, se limita no primeiro ato, que pode ser cansativo para o espectador mais impaciente. Caso não tenha dormido bem, alguém na plateia pode até cochilar. Mas, O Lar das Crianças Peculiares vai ganhando força, vida e sua graça conforme o desenrolar da trama. Daí, a coisa fica bastante interessante e vai conseguindo animar o público. Burton começa a dinamizar o roteiro, deixando suas marcas até a construção do ótimo clímax que vai deixar o público cheio de adrenalina e na torcida como um bom filme do cineasta.

O Lar das Crianças Peculiares é o filme mais peculiar do ano, com crianças poderosas e fofas em um cenário cheio de encantos e uma fotografia que só faz contribuir para a aventura e fantasia que se passa na tela grande. Não tem como deixar de assistir. Vale o 3D, para deixar tudo muito mais mágico. A produção está imperdível e deve ser conferida no cinema.

TRAILER:

FICHA TÉCNICA:

Título Original: Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children
Ano: 2016
Estreia: 28/09/2016
Gênero: Ação, Aventura, Familiar, Ficção Científica
Duração: 127 min.
Classificação: 12 anos
Roteiro: Jane Goldman
Direção: Tim Burton
Elenco: Eva Green, Asa Butterfield, Samuel L. Jackson, Judi Dench, Rupert Everett, Allison Janney, Ella Purnell, Terence Stamp, Chris O´Dowd, Milo Parker, Kim Dickens, Pixie Davies, Ella Wahlestedt e Shaun Thomas
Distribuição: Fox Film do Brasil
Acesse o site oficial do filme, clicando aqui.

📷: 20th Century Fox / Divulgação. 

Alyson Fonseca

Crítico Cultural e Correspondente do Blah Cultural em Recife / Pernambuco.
NAN