Crítica de filme: Velozes & Furiosos 6

Stenlånd Leandro

Posso afirmar que em alguns casos podemos ver que franquias muito longas acabam por se deteriorar com o decorrer de tanta bagunça em roteiros, trocas de elencos, dentre outras particularidades. Felizmente Velozes & Furiosos 6 agrada ao máximo. E pensar que um dia Fast and Furious (no original) já foi uma saga que não me agradava. Mas hoje posso confirmar o inverso depois de Operação Rio e o da mais recente produção da série.

O filme já começa com um forte teor de tensão, quando o policial Hobbs (Dwayne Johnson) aparece na casa do protagonista (Vin Diesel) pedindo ajuda para capturar uma nova gangue motorizada de ex-militares terroristas que tem atacado – sem piedade – partes do mundo inteiro. Toretto só aceita o pedido de ajuda quando o mesmo acaba sabendo que Letty (Michelle Rodriguez) – paixão de infância – não está morta como pensavam e trabalha para o vilão Owen Shaw (Luke Evans).

velozesefuriosos6_27O que se pode dizer quando finalmente um longa onde esteroide e músculos jorram a flor da pele e é visto em cada espaço de tempo? O fato é que Velozes & Furiosos 6 não se remete somente a velocidade e cenas de luta, mas há um inimigo inteligente, tornando as duas horas em frente à telona mais interessantes. O que esperar de um vilão que é abrangente e consequentemente comparável com inimigos de renome e de inteligência inquestionável tais como Coringa e Bane (ambos da franquia do Batman)?

O filme agrada em cheio. Onde há espaço para momentos sem ação, reina a comédia intrínseca de atores que já se consagraram no ramo desde que são vistos na telona, vindo de Tysere e Ludacris. Velozes e Furiosos 6 é como deve ser um longa do gênero: justo, coeso e, se possível, com momentos inteligentes. Posso afirmar que todas essas características possuem um amplo espaço durante o longa, não deixando nenhum ator prevalecer como ‘’carro chefe’’ da companhia, ainda que todos saibamos que Vin Diesel, The Rock e Michelle Rodrigues são as verdadeiras estrelas.

Você realmente acha que a franquia de 007 é muito “mentirosa”’? Ou será que Os Mercenários seria um bom rival de James Bond? Que nada! Velozes & Furiosos contém tanta mentira (no sentido de efeitos especiais) que é possível dizer que ambas as sagas mencionadas ficam no chão se comparadas ao filme em questão.

O famoso Carro Rampa é visto no filme como uma espécie de aniquilador e as cenas usadas com ele foram tão espetaculares que tiram o ar do seu pulmão. Além disso, o longa não fica no clichê de apenas um carro. Um segundo veículo aparece pra dar ainda mais ação à produção e, com isso o que já era ruim para a família dos Furiosos, se torna pior a cada momento.

velozesefuriosos6_17

Das cenas que mais me deixaram feliz, foram as de “Punch Inverossímil”, sendo um Tanque de Guerra (que era possível ser visto no trailer) desafiando todos numa dança louca pra lá e pra cá entre as estradas, e no fim, com a famosa parte do avião militar que, sinceramente, é de arrepiar. O filme utiliza tudo de forma exagerada: sejam tiros, brigas, perseguições e explosões. Mas aqui isso tudo é de aplaudir, pois a técnica utilizada é firme e de uma perícia inimaginável.

Se no longa anterior e nesse, o espectador ficou confuso com a volta de Han (Sung Kan), nas cenas pós-créditos você entenderá tudo e mais um pouco. Não sei se todos sabem, mas a cronologia de ambos os filmes (5 e 6) se passa antes da morte da personagem, fazendo do roteiro algo bem original. Velozes & Furiosos 6 tem tudo para ser o filme do ano.

HÁ CENAS PÓS-CRÉDITOS DE TOTAL IMPORTÂNCIA, POIS É UM GANCHO PARA O SÉTIMO FILME DA FRANQUIA!

BEM NA FITA: Roteiro, efeitos visuais espetaculares e a sonoplastia.

QUEIMOU O FILME: Que história furreca essa amnésica da Letty…

FICHA TÉCNICA:

Nome: Velozes & Furiosos 6 (Fast and Furious 6)
Diretor: Justin Lin
Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson, Luke Evans, Michelle Rodriguez, Rihanna, Gina Carano, Jordana Brewster, Sung Kang, Joe Taslim, Tyrese Gibson, Lee Asquith-Coe, Clara Paget, Benjamin Davies, Gal Gadot, Ludacris, Rowena Diamond, Kim Kold, Stephen Marcus, Alex Martin, David Ajala, Baron Jay, Denis Khoroshko, Allistair McNab, Mark Badham, Gioacchino Jim Cuffaro, Bao Tieu, Leon Corbin, Lewis James, Glen Stanway, James Hare, Siong Loong Choong, Andy Pointon, Victor Gardener
Produção: Vin Diesel, Neal H. Moritz, Clayton Townsend
Roteiro: Chris Morgan
Fotografia: Stephen F. Windon
Duração: 125 min.
Ano: 2013
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Original Film / Etalon film
Classificação: 14 anos

Velozes & Furiosos 6 estreia no Brasil no dia 24 de Maio de 2013.

Stenlånd Leandro

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
NAN