E3 2017 | Xbox One terá retrocompatibilidade com jogos do 1º Xbox???
Stenlånd Leandro
Quando a Microsoft anunciou que o Xbox One seria retrocompatível com o seu antecessor, eu fiquei bem apreensivo e muito desconfiado com essa ideia. Sempre defendi a lógica de que quanto mais jogos de retrocompatibilidade há em consoles da nova geração, menos investimento terá em jogos novos. Exemplo: Se há o jogo DANTES INFERNO em modo retrocompatível com o Xbox One, ou seja, um jogo do 360 puder rodar normalmente no One, significa que a empresa já ganhou dinheiro com esse jogo e visa lucrar novamente com títulos pra lá de defasados, esquecidos e requentados, enquanto você paga caro por um consoles aguardando novas tecnologias e não saem.
O problema é justamente este, a falta de investimento no console novo, com novos jogos. Passamos todo 2016 com péssimos lançamentos, um Gears of War 4 esquecível, enquanto isso, há quem queira requentar títulos antigos na nova plataforma e tem gente que compra essa ideia.
Aos poucos vários títulos apareceram no Xbox One, incluindo aí muitos dos que figuraram entre os mais pedidos pelos jogadores, como o Call of Duty: Black Ops II e o Red Dead Redemption, mas esqueceram de DANTES INFERNO e a duologia de Castlevania.
Há bastante tempo executivos da Microsoft vinham falando sobre a possibilidade de um dia o Xbox One rodar jogos do primeiro Xbox, algo que não estava nas prioridades, mas que era estudado. Pois isso finalmente acontecerá. A notícia foi dada por Phil Spencer durante a conferência da empresa na E3 deste ano e embora maiores detalhes não tenham sido revelados, para muitos é motivo de comemoração, para outros de frustração.
Durante a apresentação, o chefe da divisão Xbox mencionou apenas o Crimson Skies: Road to Revenge, dizendo que os jogos que se tornarem compatíveis deverão parecer ainda melhores no Xbox One e que muitos outros deverão receber o mesmo tratamento, ou seja, uma espécie de remaster?
Esse tipo de ideia também favorece outros. Para quem não sabe e comprará os jogos em mídia digital por exemplo, ocupará muitas vezes um bom pedaço do seu HD interno ou externo. 10 jogos serão mais que suficientes para ocupar cerca de 60gb em média, o que consumirá um ‘fataco’ do espaço no HD e ai, na hora de comprar um outro jogo, mais novo, cadê o espaço? Ai é onde a pessoa ou opta por desinstalar um jogo (ou vários) que ainda nem terminou e depois será forçado a reinstalar ou ficará instalado em sua conta esperando o espaço aparecer sabe-se lá quando. Para quem comprar uma mídia física (convenhamos que 90% dos jogos de X1 são descartáveis), teremos sempre o problema de ocupação de espaço. Se você não coleciona nada, vai passar a ter mídias indesejáveis e até mesmo que não vendem mais por ai, sobrando como última opção buscar seus jogos no Mercado Livre, afinal a Microsoft não vai por no mercado mídias novas de um console outrora aposentado.
Muitos jogos ‘retrocompatíveis’ – e ruins -, já saíram para a nova geração. Enquanto há outros títulos muito bons que poderiam ser aproveitados ainda que a ideia não seja muito boa, haverá sempre um leque de novas possibilidades, pois vários clássicos do saudoso console podem chegar à plataforma de nova geração. Sempre colocam frases como ”É muito desafiador” ou ”É um processo complexo e demorado”, frases friamente calculadas apenas para gerar expectativa e para os ”inocentes” criarem um hype de proporções inimagináveis. O investimento em engenharia pode até ser alto, mas também creio que essa engenharia já é pensada muito antes do console da nova geração existir. Claro que ao chegar o momento de anunciarem o projeto Scorpio (atual Xbox One X), todos pensaram numa forma de deixar ele totalmente compatível com os demais consoles da Microsoft.
Particularmente não compartilho dessa ideia, salvo por jogos que realmente deveriam ganhar uma versão REMASTERED (Castlevania Lord of Shadows 1 e 2, Dantes Inferno e Bayonetta), pois são games que lembram muito a fórmula de God of War e ainda podem vender bastante. Claro que joguinhos da Live (que não saiam em mídia), seriam muito mais aceitáveis, pois são jogos em sua maioria Indies, nos quais pequenas desenvolvedoras ainda dependem desse lucro para captar mais ”dim dim” e consequentemente criar novos jogos.
A maior ladainha (acredito eu) é quando alguns jogos realmente não rodam no console mais recente. Shenmue por exemplo, custou a rodar no 360 e era um baita clássico no X1. Agora tentemos entender: A engenharia reversa é uma só, o mesmo console novo tentando rodar jogos antigos, ou seja qual a razão de certos títulos não rodarem no console novo?
Ta ai, uma pergunta que ainda não sabemos responder, mas que gostaríamos.