A 200 Metros crítica do filme 200 METERS_Still01_Photo©Alaa_Aliabdallah

‘A 200 Metros’ é um olhar ousado para uma das disputas mais polêmicas do nosso século

Cadu Costa

A longa luta entre israelenses e palestinos não é um assunto que possa ser tratado em um filme de 90 minutos. Ainda assim, em seu último filme, A 200 Metros (200 Meters), o diretor Ameen Nayfeh tenta nos dar uma rápida olhada na vida daqueles que vivem atrás da barreira israelense na Cisjordânia.

Sinopse do filme A 200 Metros

Mustafa (Ali Suliman) é um trabalhador da construção civil, bem como um marido amoroso e pai de três filhos. Em suma, um homem de princípios. Sua esposa Salwa (Lana Zreik) mora com os filhos em um apartamento dentro do muro que separa Israel dos Territórios Ocupados – áreas que foram capturadas pelos israelitas à Jordânia e Síria durante a Guerra dos Seis Dias.

Mustafa mantém um lugar com sua mãe a 200 metros do outro lado. À vista um do outro. Ele poderia obter uma autorização que lhe permitisse viver em Israel, já que sua esposa e filhos são cidadãos israelenses, mas não está disposto a seguir regras que considera ilegítimas. Então, em vez disso, usa sua autorização de trabalho para conseguir empregos e passar tempo regular com sua família. Salwa está cansada de ir e vir, de seu marido não estar presente, o que leva a explosões ocasionais que, invariavelmente, consomem a ternura de seu relacionamento.

Um dia, ao amanhecer, quando ele estava cruzando a fronteira com centenas de outras pessoas para ir trabalhar, Mustafa é informado pela guarda oficial que sua licença expirou e, assim, não poderia mais entrar em Israel.

Rotina diária de imigrantes

A cena pode parecer com muitas outras sequências de imigração que vimos em diversos filmes, mas não se aplica a nenhum outro lugar. Afinal, esta é a vida diária, frequentemente duas vezes por dia. E, por isso, pertence àquele lugar. Como é fim de semana, ele não pode renovar sua licença imediatamente, mas precisando do trabalho e querendo ver sua família, ele vai até o contrabandista Nader (Nabil Al Raai), que cobra cerca de US$ 100 pela travessia. Em seguida, ele recebe um telefonema de Salwa que seu filho Majd (Tawfeeq Nayfeh) está no hospital do lado israelense, aumentando a urgência.

Um estranho grupo de passageiros se junta a ele no veículo do contrabandista. Há o mais jovem e convencido Rami (Mahmoud Abu Eita), a ativista artística Kifah (Motaz Malhees) e a fotógrafa alemã Anne (Anna Unterberger) tentando inutilmente filmar toda a experiência. Cada figura obviamente representa um tipo particular e, enquanto Rami consegue escapar de ser um personagem padronizado graças ao forte desempenho de Abu Eita, Anne é praticamente uma paródia da turista alemã na Palestina, bem-intencionada e ingênua a um grau surpreendente.

Nayfeh tenta desenvolver o papel dando a Anne um pano de fundo inesperado, mas parece muito artificial, muito conveniente como um artifício para a trama e expõe ainda mais a natureza enlouquecedora de seu esquecimento.

Tenso e bem construído

A maior parte do filme A 200 Metros é passada seguindo a jornada cheia de perigos do grupo para cruzar uma fronteira que deveria ser acessível a todos. Isso significa enfrentar a segurança israelense, os bandidos palestinos e, é claro, seus próprios medos enquanto cada pessoa pondera o que os espera do outro lado.

Cenas cheias de tensão são muito bem representadas e bem construídas, impulsionadas pela necessidade cada vez mais desesperada de Mustafa de garantir que seu filho hospitalizado esteja bem. É esse objetivo, emoldurado pela terna dinâmica familiar testemunhada anteriormente, que dá ao filme A 200 Metros seu apelo, fazendo com que o adorável final seja satisfatório ao invés de criar uma atmosfera delirante e feliz.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme A 200 Metros

A 200 Metros: elenco do filme

Ali Suliman
Anna Unterberger
Lana Zreik
Gassan Abbas
Nabil Al Raee
Motaz Malhees

Ficha Técnica

Título original do filme: Looks That Kill
Direção: Ameen Nayfeh
Roteiro: Ameen Nayfeh
Data de estreia: sex, 17/09/21
Onde assistir ao filme ‘A 200 Metros’: Claro Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes/Apple Tv, Google Play, YouTube Filmes
País: Jordânia
Gênero: drama, suspense
Duração: 97 minutos
Ano de produção: 2020
Classificação: 16 anos

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
NAN