A Batalha Esquecida

‘A Batalha Esquecida’ | Uma boa história sobre a Segunda Guerra Mundial

Fábio

A Segunda Guerra Mundial já rendeu diversas obras interessantes e vários pontos de vistas diferentes. Apesar disso, o assunto ainda é capaz de proporcionar outras boas histórias e, por incrível que pareça, revelar batalhas que ainda são desconhecidas (ou pouco conhecidas) do grande público.

Este é o caso do belo ‘A Batalha Esquecida’, que em cartaz na Netflix. Em suma,o filmedirigido por Matthijs van Heijningen Jr. Narra alguns fatos sobre a Batalha do Rio Escalada que ocorreu no norte da Bélgica e sudoeste da Holanda, durante a Segunda Guerra Mundial entre 2 de outubro de 1944 e 8 de novembro de 1944, liderada pelo exército canadenses. O conflito garantiu uma linha de suprimento vital, que ajudou o Canadá a liberar a Holanda das mãos dos nazistas e tornou possível a libertação da Europa Ocidental pelos Aliados.

 A Batalha Esquecida

Três visões e um objetivo

A princípio, A Batalha Esquecida conta a história de três jovens que terão suas vidas conectadas durante esse conflito. Marinus van Staveren (Gijs Blom), um garoto holandês combatendo ao lado dos alemães; William Sinclair (Jamie Flatters) um piloto inglês e Teuntje Visser (Susan Radder) uma garota zelandesa que se uniu à resistência após ver o irmão ser executado pelos nazistas. Apesar de visões diferentes sobre o que está acontecendo ao redor, eles lutam pelo mesmo objetivo. Garantir não apenas a própria liberdade, mas também a de todos que conhecem. Nem que para isso, eles terão que sacrificar tudo o que lhe é mais sagrado.

Elenco e direção

Composto por atores praticamente desconhecidos do grande público (o único rosto famoso é o de Tom Felton, o Draco Malfoy da saga Harry Potter), o elenco dá conta do recado. Os atores entregam atuações convincentes, sem apelar ao melodrama ou soarem caricatos. A direção de Heijningen Jr. também se destaca, tanto na parte dramática da história, quanto na batalha propriamente dita. O conflito na ponte entre alemães e aliados é impactante, frenético, com cenas violentas, que retratam fielmente como as lutas na Segunda Guerra Mundial eram sanguinolentas e bárbaras.

 A Batalha Esquecida

Ótima técnica

Como todo filme de guerra que se preze, a parte técnica é muito importante para o resultado final e em A Batalha Esquecida ela se sobressai. Por se tratar de um conflito pouco conhecido, há uma introdução oportuna que situa bem o espectador, mas sem excesso de didatismo. Além disso, a montagem é excelente, evitando que a narrativa fique confusa por termos três pontos de vistas distintos. O ritmo é outro acerto, focando na parte dramática, criando uma grande expectativa para a batalha final. E ela não decepciona. Ao contrário, filmado em ritmo frenético como se fosse um documentário e a câmera como se fosse um personagem, ela é tensa e tecnicamente perfeita.

Por fim, se o objetivo de A Batalha Esquecida era tornar esse conflito famoso, ele acerta dois ambos com um tiro só. Além de conquistar esse objetivo, ele entrega outro belo drama sobre a Segunda Guerra.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

 A Batalha Esquecida

Ficha técnica – A Batalha Esquecida

Título original: De slag om de Schelde
Direção: Matthijs van Heijningen Jr.
Roteiro: Paula van der Oest, Jesse Maiman, Pauline van Mantgem
Elenco: Gijs Blom, Jamie Flatters, Susan Radder, Theo Barklem-Biggs, Jan Bijvoet, Marthe Schneider, Scott Reid, Tom Felton
Data de estreia: sex 15/10/2021
Onde assistir: Netflix
País: Holanda, Lituânia, Bélgica
Gênero: drama, guerra
Duração: 124 minutos
Ano de produção: 2020
Classificação: 16 anos

Fábio

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e cultura em geral.
NAN