A Boa Mãe Bonne Mère onde assistir elenco ficha técnica crítica do filme 2022

Foto: Zeta Filmes / Divulgação

O que e/ou quem é ‘A Boa Mãe’?

Gabriel Meira

O que é ser mãe? O que ela pode aguentar? Até onde uma mãe pode ir pelo seu filho? São algumas perguntas que A Boa Mãe (Bonne Mère), filme francês de Hafsia Herzi, tenta responder.

Nora é uma mulher resiliente, que faz o papel de mãe, avó, dona de casa e faxineira ao mesmo tempo. No meio de tanto esforço e dedicação para entregar o mínimo de dignidade para sua família, ela ainda carrega o drama de ter um filho preso. Durante todo o longa, a protagonista tenta tirá-lo da prisão, colocando a família acima de si mesma. Estaria aqui a definição de boa mãe?

Leia também:

‘Tarsilinha’ é colorido, alegre e com ritmo brasileiro

‘Interceptor’ pode até entreter, mas é esquecível

‘Meu Psicólogo Imaginário’ aborda temas sensíveis de forma surpreendente

Pergunta sem resposta

O filme faz esta indagação ao espectador através da estrutura de seu roteiro. Uma cena sempre procura justificar a outra por meio de atitudes da protagonista que demonstram este altruísmo, porém até onde esquecer a auto dedicação em prol das pessoas que ama é saudável? Esta é uma outra pergunta que o longa coloca na mente do espectador, caracterizando um dos aspectos do cinema francês: perguntar sem a necessidade de responder.

Retratar o cotidiano de inúmeras pessoas não precisa de respostas, pois estas podem ser concluídas pelo próprio espectador. Essa é uma forma eficiente de criar proximidade com o público, em que este responde sem perceber as perguntas que foram feitas, gerando assim a identificação.

As poucas vezes que o longa tenta concluir um questionamento, o faz de forma minimalista, outra característica do país que inventou o cinema. Os momentos que Nora sorri, demonstra bem estar ou até mesmo felicidade real, ela está com os amigos do trabalho e raramente com a família. Estar fora do ambiente que a faz mal pode ser suficiente para recuperar forças para voltar novamente ao mesmo e, enfim, continuar sendo a “boa mãe”.

Onde assistir ao filme A Boa Mãe?

A saber, A Boa Mãe estreou nesta quinta-feira, 2 de junho de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme A Boa Mãe

A Boa Mãe: elenco do filme

Halima Benhamed
Sabrina Benhamed
Jawed Hannachi Herzi

Ficha Técnica: A Boa Mãe

Título original: Bonne Mère
Direção: Hafsia Herzi
Roteiro: Hafsia Herzi
Duração: 113 minutos
País: França
Gênero: drama
Ano: 2022
Classificação: 14 anos

Gabriel Meira

Formado em cinema e apaixonado por todo tipo de arte, assiste de tudo, mas tem suas preferências pelos filmes que trabalham com o psicológico. Acredita na evolução do cinema nacional, assim como sua influência na educação.
0

Créditos Galáticos: