‘A Caçada’ é sagaz e crítico no ponto certeiro
Taynna Gripp
Veementemente criticado por Donald Trump na ocasião do seu lançamento, A Caçada (The Hunt), filme que chegou recentemente ao catálogo do Star Plus, é um terror com bastante sangue e crítica social sagaz.
Crystal (Betty Gilpin), que só conhecemos como protagonista do filme passados pelo menos uns 30 minutos do enredo, acorda, juntamente com outras 11 pessoas, em um lugar não identificado, amordaçada e com armas à disposição, uma vez que todos eles estão encurralados e estão sendo caçados!
Leia também:
Terror psicológico ‘Men’, do mesmo diretor de ‘Ex-Machina’, ganha primeiro trailer: VEJA!
‘Quem Tem Medo?’ é imprescindível para entender a demonização da cultura brasileira
‘A Maldição de Sharon Tate’ beira o trash e fica aquém do esperado
Alguns choques já de início
Apesar da premissa e dos efeitos visuais parecerem básicos demais ao primeiro olhar, passado o estranhamento e o choque convencional de ver corpos sendo esquartejados, olhos arrancados do globo ocular e atores mais conhecidos do público (Emma Roberts e Justin Hartley) sendo descartados já no primeiro momento, o humor ácido de ver um grupo de pessoas (que, se descobre ao longo do filme, representa parte da sociedade machista, homofóbica, armamentista e coisas piores) ser caçado vai dando à obra um pontinho aqui, outro ali.
Quando finalmente a correria inicial dá lugar ao protagonismo de Crystal, outro ponto chega. Afinal, a mocinha do filme é carismática. Mesmo com seu tom rude, ela tem em sua brutalidade algo de natural e isso faz dela uma personagem cativante. Vale ainda a ressalva de que a atriz de parece bastante com Jodie Comer.
George Orwell
Conhecido pela magnífica série Lost, Damon Lindelof, roteirista de A Caçada, faz, nessa obra, uma crítica bem ao estilo George Orwell, até explicitamente mesmo, uma vez que o filme traz várias referências óbvias de A Revolução dos Bichos.
Conforme o decorrer do enredo nos questionamos o que fizemos de nós mesmos enquanto sociedade, afinal, torcer por um massacre – ainda que seja um genocídio de pessoas que fomentam outros atos semelhantes contra minorias – não faz com que sejamos, no fim, iguais aquilo que abominamos?
Quando Crystal tem sua trajetória de heroína finalizada, é ótimo ver que nem sempre o sonho do oprimido é virar o opressor. Apesar da carnificina corporal, A Caçada é, antes de qualquer outra coisa, um ótimo terror de humor ácido, inteligente, sagaz e crítico no ponto certeiro. Vale aguentar um jato ou outro de sangue e se questionar, por fim, como tudo isso seria se fosse no Brasil.
Onde assistir ao filme A Caçada?
A saber, A Caçada já se encontra disponível para assinantes no catálogo do Star Plus. Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme A Caçada, do Star Plus
A Caçada (Star Plus): elenco do filme
Betty Gilpin
Hilary Swank
Ike Barinholtz
Ficha Técnica: filme A Caçada, do Star Plus
Título oirginal: The Hunt
Direção: Craig Zobel
Roteiro: Nick Cuse, Damon Lindelof
Duração: 90 minutos
País: Estados Unidos, Japão, China
Gênero: terror, ação, suspense
Ano: 2020
Classificação: 16 anos