‘A Caminho da Lua’, da Netflix, entrega um importante legado
Jorge Feitosa
Desde pequenina, a jovem Fei Fei é deslumbrada com a história de Chang’e, que foi separada de seu grande amor e levada para a Lua, onde ainda espera como uma Deusa. É que a garotinha vê na lenda um espelho de seus pais, que labutam fazendo e vendendo bolinhos em uma vida modesta e feliz, enquanto dure.
A Caminho da Lua (Over The Moon), produção animada da Netflix dirigida Glen Keane, possui uma triste e marcante equiparação com a vida da roteirista Audrey Wells, que faleceu de câncer antes da conclusão do filme e deixou marido e filha, além da obra que lhe é dedicada.
- Wagner Moura e Greenpeace lançam animação sobre desmatamento
- Coringa de Jared Leto estará no Snyder Cut
- ‘Rebecca’: Netflix adapta romance de forma exemplar
A trama
Na trama, Fei Fei se recusa a aceitar o novo relacionamento do pai e a inclusão de um irmão pestinha em sua vida e decide que vai provar que a Deusa da Lua existe e que não se pode esquecer um grande amor, bolando uma nave disparada por levitação magnética tal qual os trens-bala que avançam sobre a China e com os quais é fascinada.
Ademais, para além do enredo simples, a história é contada em parte com canções, como nos grandes clássicos da Disney, que fazem a história avançar muito bem e evocam os sentimentos dos personagens sem que A Caminho da Lua se torne enfadonho.
Aliás, a qualidade da animação também não fica nada a dever à dos grandes estúdios. Principalmente ao contrastar o ambiente cinza e frio da lua com as cores reluzentes das criaturas de fantasia que a garota encontra, enchendo a vista do espectador e que, certamente, é um deleite pras crianças.
Sem perigos
Mas um ponto negativo seria a ausência de grandes perigos que toda heroína deve passar até conseguir alcançar seu objetivo. Não há, de fato, uma real ameaça à vida da protagonista. Algo que outras animações, como Moana, por exemplo, conseguem encaixar bem sem perder o teor cômico.
Contudo, A Caminho da Lua é uma boa animação da Netflix, feita com carinho e que é um legado da idealizadora Audrey Wells. Não apenas para a família que deixou, mas para o próprio cinema.
TRAILER
[youtube v=”u2vZvfUEifo”]
FICHA TÉCNICA
Título original: Over the Moon
Direção: Glen Keane, John Kahrs
Elenco: Cathy Ang, Phillipa Soo, Ken Jeong, John Cho, Ruthie Ann Miles, Margaret Cho, Sandra Oh
Distribuição: Netflix
Data de estreia: sex, 23/10/20
País: Estados Unidos
Gênero: animação
Ano de produção: 2020
Duração: 100 minutos
Classificação: livre