‘A Divisão’ aborda onda de sequestros ocorridos no RJ: VEJA O TRAILER!
Wilson Spiler
No final da década de 1990, a violência assolava o Rio de Janeiro e uma onda de sequestros enchia de pavor a capital fluminense, com a marca de 11 ocorrências por mês. Esse é o universo de A Divisão, longa de Vicente Amorim baseado em fatos reais. Produzido por José Junior, com roteiro final de Gustavo Bragança e José Luiz Magalhães, a película chega aos cinemas em 9 de janeiro.
O thriller policial retrata os bastidores do trabalho de um grupo de policiais da Divisão Antissequestro (DAAS) que, apesar das diferenças de comportamento e caráter, se une para solucionar os casos. A distribuidora Downtown Filmes acaba de divulgar o trailer, que revela cenas eletrizantes de perseguições, trocas de tiro e resgates de reféns.
Leia mais:
– FESTIVAL DO RIO 2019 ANUNCIA NOVIDADES: CONFIRA!
– IMOVISION COMPLETA 30 ANOS E TRAZ JULIETTE BINOCHE AO BRASIL
– CINÉPOLIS VAI DAR ‘HERANÇA’ EM PROMOÇÃO DE FILME
Sobre ‘A Divisão’
A série de sequestros ganha repercussão e demanda uma resposta rápida da polícia quando os crimes chegam às classes mais altas da sociedade. Principalmente quando a filha do deputado Venâncio Couto (Dalton Vigh) é capturada. Com o objetivo de acabar com os sequestros na cidade, o Chefe de Polícia Paulo Gaspar (Bruce Gomlevsky) convoca os policiais conhecidos por seu envolvimento com a corrupção Roberta (Natalia Lage), Santiago (Erom Cordeiro) e Ramos (Thelmo Fernandes). Sua habilidade: têm jogo de cintura e experiência em lidar com os traficantes, nem sempre para o bem. Assim, eles se juntam ao delegado Mendonça (Silvio Guindane), conhecido por seu ódio à corrupção e também por seu comportamento extremamente violento no trato com os criminosos. O time é supervisionado pelo delegado Benício (Marcos Palmeira), encarregado do caso.
Com métodos completamente diferentes entre si e questionáveis moralmente, a equipe vai ter de enfrentar a competição interna pelo poder, bem como a ação impiedosa das quadrilhas para desvendar as camadas mais sujas do esquema que ameaçava a segurança pública do Rio. Com as famílias ricas em pânico, a pressão da imprensa e o governador por um fio, os defeitos do trio da DAAS se tornam qualidades para o sucesso da missão. Já nos anos 2000, o número de crimes de sequestro com extorsão, violência e cárcere privado foi reduzido a zero. A trama tornou-se conhecida do público em julho deste ano na série homônima do Globoplay.
Motivações e desafios
Para o produtor José Junior, “mostrar ao público a única política de segurança pública que deu certo no Rio de Janeiro foi uma das grandes motivações para produzir este filme”. Por outro lado, o diretor Vicente Amorim falou sobre um dos maiores desafios de A Divisão:
“Foi contar esse thriller nos lugares onde a ação aconteceu de verdade. Não era só ser fiel aos fatos, mas à geografia do crime, da polícia e à emoção dos personagens”, revela o cineasta.
Enfim, A Divisão tem distribuição da Downtown Filmes/Paris Filmes. A produção é da AfroReggae Audiovisual em coprodução com a Globo Filmes, Hungry Man e Multishow. A saber, Vanessa Gerbelli, Rafaela Mandelli, Cinara Leal e Augusto Madeira também integram o elenco.