A Elefanta do Mágico crítica do filme animação Netflix 2023 (1)

Foto: Netflix / Divulgação

‘A Elefanta do Mágico’ e a parábola do impossível

Bruno Oliveira

O filme A Elefanta do Mágico (The Magician’s Elephant) é a mais nova animação a chegar ao vasto catálogo da Netflix. Trata-se de uma adaptação do livro homônimo escrito por Kate DiCamillo, que foi lançado em 2009.

A autora ganhou uma Medalha Newbery em 2004 pelo livro “A Lenda de Despereaux”. Essa honraria é um prêmio literário concedido anualmente para os autores que mais contribuem à literatura americana para as crianças. É com esse currículo que a animação se torna quase obrigatória de ver. No meu caso, foi bem melhor do que poderia esperar.

Leia também:

‘Skinamarink: Canção de Ninar’ vai te aterrorizar por muito tempo

‘Um Filho’ é um drama denso e emocionante

‘O Estrangulador de Boston’ é um exemplo real do machismo e da força da mulher

Sinopse

Peter (Noah Jupe) é um órfão que vive com um ex-soldado aposentado que o salvou da guerra. Embora seu tutor insista que sua irmã recém-nascida tenha morrido, o menino ainda mantém a esperança de encontrá-la viva.

Ao avistar uma vidente misteriosa, ele gasta seu único dinheiro e pergunta pelo paradeiro de sua irmã. Como resposta, recebe a informação que deve seguir a elefanta do mágico. Após um mágico atrapalhado invocar tal animal, Peter, agora, terá que passar por três tarefas impossíveis para conseguir ter a posse do bicho e, assim, ir em busca do seu destino.

Bem melhor do que o esperado

Confesso que por muitas vezes começo a assistir a um filme sem saber absolutamente nada dele. Isso me afasta de qualquer pré-julgamento possível e sou agraciado (ou amaldiçoado) pelo o que vejo.

O título dessa resenha por si só me remeteu a algo bem infantil e fui vê-lo com menos vontade ainda. Embora ele realmente seja feito para um público de infanto-juvenil para baixo, devo ser justo e dizer que a obra me surpreendeu de uma forma positiva e entregou uma ótima parábola sobre o impossível.

O impossível possível

Desde o início de sua projeção, é batido na tecla de que certas coisas são impossíveis e que é melhor deixar para lá. A Elefanta do Mágico não só nos dá essa brecha, como o roteiro vai para um lado de que certos feitos nunca poderão ser realizados. Essa é uma das graças desse longa.

Ao participar de três testes julgados impossíveis por todos, nosso protagonista mostra que, de uma forma não ortodoxa, elas podem, sim, ser realizadas. Basta ter vontade, foco, determinação e, por que não, uma ajuda sútil de terceiros e também com um pouquinho de mágica.

Muito mais forte

Comecei a assistir à animação incrédulo e no seu final, já estava com os olhos marejados. Sim, A Elefanta do Mágico me emocionou em um determinado momento. Sua mensagem é extremamente positiva e mostra que tudo pode ser possível, por mais que não pareça.

Se em determinado momento um personagem diz que acreditar em fábulas o deixa mais inocente e fraco, nosso protagonista mostra que isso é justamente o que o transforma em alguém mais forte e determinado pela aventura que o aguarda.

Conclusão

Algumas pequenas falhas no roteiro nem merecem ser mencionadas devido à sua ideia primordial que é divertir. Consigo passar pano lindamente sem sentir o mínimo de culpa.

A Elefanta do Mágico realmente é voltado para os menores, mas ele também pode divertir em cheio os adultos chatos (no caso, eu). Vê-lo em família pode acabar sendo a maior diversão em um final de semana que prefira ficar em casa e gastar menos dinheiro.

Onde assistir ao filme A Elefanta do Mágico?

A saber, A Elefanta do Mágico já está disponível no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme A Elefanta do Mágico, da Netflix

A Elefanta do Mágico (Netflix): elenco do filme

Noah Jupe

Mandy Patinkin

Brian Tyree Henry

Sian Clifford

Benedict Wong

Miranda Richardson

Kirby Howell-Baptiste

Ficha Técnica do filme A Elefanta do Mágico (Netflix)

Título original do filme: The Magician’s Elephant

Direção: Wendy Rogers

Roteiro: Martin Hynes, baseado no livro de Kate DiCamillo

Duração: 103 minutos

País: Estados Unidos, Austrália

Gênero: animação, aventura, comédia

Ano: 2023

Classificação: 10 anos

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: