‘A Escavação’ é um verdadeiro achado da Netflix
Jorge Feitosa
Depois de um longo e cansativo trajeto de bicicleta, o escavador Basil Brown (Ralph Fiennes) acompanha a ansiosa viúva Edith Pretty (Carey Mulligan) até os montes localizados em suas terras, os quais ele acredita serem mamoas: montículos artificiais de terra usados como túmulos de civilizações antigas. E enquanto ela tem uma intuição sobre o maior deles, ele prefere começar por outros que provavelmente ainda não foram escavados.
A Escavação (The Dig) é um filme da Netflix inspirado na história real de Basil e Edith, que acabaram por fazer uma das maiores descobertas arqueológicas da história inglesa. Um barco funerário que pertencia não aos vikings, como a maioria imaginava, mas aos anglo-saxões, povos germânicos que habitaram as ilhas britânicas a partir do século V e influenciaram profundamente a formação da nação inglesa.
Adaptação literária
Baseado no livro de John Preston, a roteirista Moira Buffini analisa a paixão de Basil pela atividade na qual foi treinado desde a infância, assim como a urgência de Edith em concluir seu intento após a morte do marido. Principalmente em vista de sua saúde cada vez mais fragilizada.
Não bastasse isso, a 2ª Guerra Mundial eclode na Europa. Assim, a investida alemã que culminaria na Batalha da Grã-Bretanha era só uma questão de tempo. Algo muito relativo para um tesouro enterrado há mais de mil anos enquanto as gerações vêm e vão com seus conflitos uma após a outra.
-
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie o Ultraverso comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa
Roteiro e diretor sagazes
Essa sagacidade do roteiro é sentida não apenas nos diálogos dos atores. Também nas próprias circunstâncias de um empreendimento, à primeira vista simples, mas que se revela delicado. Isso porque um barco de madeira se torna apenas um molde depois de apodrecer debaixo da terra. Além de perigoso, afinal, os escavadores podem acabar se juntando aos sepultados, como numa uma cena literalmente sufocante.
O diretor Simon Stone sabe perfeitamente que a urgência está não apenas na passagem do tempo em si, mas nas interpretações do elenco focado com maestria nos momentos certos enquanto os preparativos de guerra são inseridos de forma pontual. Enquanto isso, descobertas pessoais como a da personagem de Lily James ou do pequeno Archie Barnes devem preparar para o futuro.
A Escavação, enfim, é mais um filme da Netflix que certamente estará presente nas premiações de cinema durante o ano. No entanto, independentemente disso, deve ser visto como o grande achado que narra.
TRAILER
[youtube v=”gAE2aRlsHYo”]
FICHA TÉCNICA
Título original do filme: The Dig
Direção: Simon Stone
Roteiro: Moira Buffini
Elenco: Carey Mulligan, Ralph Fiennes, Lily James, Johnny Flynn, Ben Chaplin, Ken Stott, Archie Barnes, Monica Dolan
Onde assistir: Netflix
Data de estreia: sex, 29/01/21
País: Reino Unido, EUA
Gênero: drama
Ano de produção: 2021
Duração: 112 minutos
Classificação: 14 anos